Aaron Douglas

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Aaron Douglas (1899-1979) foi um pintor, artista gráfico e professor estadunidense nascido em Topeka, no Kansas. Douglas foi um dos maiores nomes da “Harlem Renaissance” – período de grande atividade artística, cultural e política afro-americana – nos anos 20 e 30. Ele é conhecido por ser um pionerio do modernismo afro-americano.

Douglas pertencia a uma família de origem humilde, seu pai era padeiro e sua mãe, uma dona de casa, cuja a habilidade para pintar aquarelas o influenciou. Após terminar o colegial em 1917, Douglas buscou o autodesenvolvimento, lendo livros de Montaigne, Dumas, Shakeaspera, Bacon e Dante como resistência a uma sociedade com desigualdade racial, segregação, linchamentos e ações da Ku Klux Klan. Seu entusiasmo pela arte não foi desencorajado por seus pais, apesar da profissão ser pouco estável e pouca aceita pelos afro-americanos naqueles anos. Entretanto, a família não tinha recursos para Douglas cursar faculdade, sendo assim, o mesmo trabalhou em uma indústria de aço para realizar seu objetivo. Em 1918, Douglas se matriculou no programa de Belas Artes da Universidade de Nebraska-Lincoln, se tornando um estudante conceituado. O artista sustentou sua educação trabalhando como garçom e operário até o ano de sua formação em 1922. A Primeira Guerra interrompeu seus estudos, sendo compelido a se juntar ao SACT, o Student Army Training Corps, onde foi rejeitado, possivelmente, por questões raciais. Em 1918, ele conseguiu entrar no SACT da Universidade de Minnesota, onde passou a residir até a assinatura do armistício, retornando em seguida para Nebraska.

Após se formar, Douglas se tornou professor de arte na Lincoln High School, trabalhando na instituição por dois anos. Naquela época, figuras expressivas da arte no Harlem, incluindo Charles S. Johnson, tomaram conhecimento do talento de Douglas, o convidando para atuar como artista em Nova Iorque, o que viria a acontecer em 1924.

Em 1925, Douglas se integrou à vida no Harlem, contribuindo com revistas de expressão como a “The Crisis”, organizada pela “National Association for the Advancement Colored People”. O artista criou imagens poderosas sobre as dificuldades enfrentadas pela população afro- americana, o que o fez receber a proposta para ilustrar a obra “The New Negro” do filósofo afro-americano Alain Leroy.

As criações de Douglas estavam alinhadas à estética Art Déco, uma vez que o mesmo mesclou elementos modernistas com a arte africana e mais especificamente da cultura egípcia. O artista traduziu parte da vida afro-americana por meio de silhuetas e figuras geométricas, uma realização que ficou conhecida pela expressão “Afro Déco”.

Nos anos 30, Douglas foi convidado para pintar um mural na Universidade Fisk, na qual passou atuar, posteriormente como professor. O artista também realizou uma série de murais intitulados “Aspects of Negro Life”, consistindo em quatro painéis, cada um mostrando uma faceta diferente da vida afro-americana, abarcando, inclusive, referências relacionadas ao jazz.

Sempre buscando aprimorar seus conhecimentos, no ano de 1941, Douglas iniciou seu mestrado em Educação Artística na Columbia University. Ele atuou como professor até 1966, obtendo o título de doutor em 1973, após deixar a docência. Ademais, ele incluiu conteúdos que valorizavam o orgulho racial, antes ausentes nos currículos. Douglas aproveitou as oportunidades advindas de redes de contato compostas por afro-americanos, expandindo seu campo de ação que desafiou a subjugação racial. Douglas faleceu em 1979, vítima de embolia pulmonar.

REFERÊNCIAS

  • https://alfalfastudio.com/2020/09/23/aaron-douglass-and-the-crisis-a-record-of-the-dark-races/
  • https://en.wikipedia.org/wiki/The_New_Negro https://bookillustrations.quora.com/Illustrations-for-The-New-Negro?share=1
  • https://digital.mtsu.edu/digital/collection/p15838coll4/id/3252 https://www.nga.gov/collection/artist-info.38654.html#biography
  • https://unlhistory.unl.edu/xslt/xslt.php?&_xmlsrc=https://unlhistory.unl.edu/legacy/unl.00005/unl.00005.xml&_xslsrc=https://unlhistory.unl.edu/xslt/unlhistory.xsl

Conteúdo: Katiane Pereira (@pk_kaati); Leopolo Stanula; Julia Sturaro (@itsturaro); Tiago Zarowny (@tiago.zarowny); Vinicius Iank (@viniiank.design)

Disciplina: História das Artes Gráficas

Docente: Profa. Maureen Schaefer França
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