Barbara Kruger é uma artista estadunidense nascida em 1945 na cidade de Newark no estado de Nova Jersey. Ela estudou na School Visual Arts e na Parsons School of Design. Barbara atuou inicialmente como designer de capas de livros na Editora Condé Nast e diretora de arte na revista Mademoiselle. Entretanto, ela ganhou maior destaque no campo da arte, especialmente, como figura ativa no artivismo (arte + ativismo). Seus primeiros trabalhos no campo artístico datam de 1969.
Pelo menos desde 1979, Barbara vem fazendo uso da linguagem publicitária para tecer críticas a diversas estruturas de opressão tais como o capitalismo e o patriarcado. Para isso, a artista costuma utilizar fotografias em preto e branco; colagens; frases curtas e reflexivas; a fonte Futura em bold e itálico (fonte criada em 1927 pelo tipógrafo alemão Paul Renner, tendo sido inspirada na geometrização bauhausiana); e “boxes” em preto, branco e vermelho que contrastam com o background, atraindo atenção do público. Sendo assim, a artista subverte a atividade fim da publicidade, focalizando em temas de relevância social.
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Entre algumas de suas criações, Barbara dá visibilidade às desigualdades de gênero vivenciadas pelas mulheres tanto na esfera pública quanto privada. Barbara critica a desacreditação das mulheres assim como o silenciamento feminino compelido pelo capitalismo e pelo patriarcado (Figura 2); questiona a suposta fragilidade e dependência feminina (Figura 3); afirma que o corpo é um campo de disputa/batalha (Figura 4); condena a redução das pessoas a meros consumidores (Figura 5); desaprova a opressão das expectativas sociais a respeito da atuação das mulheres na sociedade (Figura 6) entre outros assuntos.
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Em 2005, Barbara ganhou o Leão de Ouro na 51ª edição da Bienal Internacional de Artes Visuais de Veneza pelo conjunto da obra. Atualmente, Barbara atua como artista, curadora, professora, escritora e designer para instituições de cunho político. Para saber mais, ver o filme “!Mulheres Arte Revolução” (2010) e o livro escrito por ela e outros autores “Beyond Recognition: representation, power and culture”.
Seminário desenvolvido por: Engeohara (@harafelix), Bruna (@bruviei), Mário (@mariosangalletti), Stella Niens van der Geest (@stellageest).colaboração da Profa. Maureen Schaefer França .
Disciplina: História das Artes Gráficas
Curso: Tecnologia em Design Gráfico da UTFPR
Docente: Maureen Schaefer França