Bea Feitler

0 Compartilhamentos
0
0
0
0
0

Beatriz Feitler (Rio de Janeiro – RJ , 1938 – Idem, 1982) foi uma designer gráfica e professora brasileira filha de pais judeus refugiados do nazismo. A designer comumente é referida como uma das maiores diretoras de arte que já existiram. Entretanto, se destacava no mundo da moda – visto como fútil – enquanto o design brasileiro estava mais voltado a questões racionais e funcionais, principalmente olhando para objetos, fator que – juntamente por ser mulher – levou Bea a ficar em segundo plano na história do design brasileiro.
Seu pai era empresário do ramo gráfico e estimulou a filha aos 18 anos mudar-se para Nova York para estudar design na New York School of Design (atual Parsons School of Design), em design gráfico, já formada em 1959 ela retorna ao Brasil e é contratada por Carlos Scliar, passando a integrar a equipe de arte da revista Senhor. Posteriormente veio a trabalhar com a Harper’s Bazaar, Vanity Fair e Ms. Magazine, dentre várias outras.


Feitler não tinha medo de brincar com a tipografia e quebrar as regras que vigoravam no design editorial até então. Ela usava dos espaços em branco e tratava letras como imagem, e as páginas, como uma sequência de cenas, conseguindo trazer ritmo e fluidez às suas composições.


Bea sabia que, por meio de seu trabalho, podia passar mensagens implícitas a centenas de leitores que consumiam esse conteúdo. Por esse motivo, a designer discordava totalmente da ideia de que a área de moda era composta de futilidades.
Bea Feitler morreu com apenas 44 anos vítima de câncer.

Seminário desenvolvido por: Maick Fonseca Maia (@maick_maia)
Thiago Miqueleto Tolotti (@thiagocomfome)
Rafaela Ribeiro Gonçalves Silva (@babydoll.moka
Caique Oliveira De Borba, Giovanna Carolina Duarte Sposito Vacario,Andre Lara De Souza, Ana Ligia Mazzocco Chioquetta.


Disciplinas: Teoria do Design 2, Teoria e História do Design 2
Curso: Bacharelado em Design, Tecnologia em Design Gráfico – UTFPR
Docente: Lindsay Cresto

Você também pode gostar