Hilda Dallas

0 Compartilhamentos
0
0
0
0
0

Hilda Dallas foi uma designer gráfica e figura importante do movimento sufragista britânico, ao lado de sua irmã Irene Dallas. Nascida em 1878, entrou para a Slade School of Art em Londres, quando tinha cerca de 23 anos (não se sabe a data precisa).
Quando sua irmã foi presa em 1909 por tentar falar com o primeiro-ministro, as duas se envolveram com a WSPU (Women’s Social and Political Union), principal organização sufragista da Inglaterra. Hilda fez uso de suas habilidades artísticas, criando peças gráficas para a organização. O jornal semanal “Votes for Women” (mais tarde renomeado com o título “The Suffragette”), lançado em 1907 pelo casal Emmeline e Frederick Pethick-Lawrence, foi adotado pela WSPU sendo divulgado por meio de cartazes projetados por Hilda Dallas, na época artista do Atelier Suffragette.

No cartaz “Votes for Women” (figura 2), Hilda criou uma representação de uma mulher de pele clara que usa um vestido branco. Ao contrário dos estereótipos propagados por machistas – que geralmente retratavam as sufragistas como mulheres feias, megeras, histéricas e masculinas -, o movimento sufragista incentivava o interesse pela moda e a prática de se vestir com esmero. “As sufragistas não devem ser deselegantes”, declarou Christabel Pankhurst, filha de Emmeline Pankhurst – uma das fundadoras do movimento sufragista britânico – e irmã de Sylvia, que assim como Hilda Dallas, também criou designs (distintivos e um conjunto de louça de porcelana formado por xícaras, pratos e bule) para a WSPU.

Muitas sufragistas usavam vestidos brancos delicados feitos de musselina de algodão e com detalhes em renda, sendo enfeitados com faixas, lenços, broches e fitas. Ademais, o branco também era uma estratégia de se distinguir nas ruas da multidão de homens trajando ternos pretos.
Em 1912, na ocasião do lançamento do jornal “The Suffragette” Hilda criou um cartaz partindo do imaginário acerca de Joana d’Arc (figura 3) – militar francesa que pode participar da Guerra de Cem Anos ao se disfarçar de “homem” – segurando um galhardete com as siglas da WSPU. A figura histórica de Joana d’Arc se tornou um símbolo importante para o grupo, sendo replicada em distintivos, cartões-postais entre outros tipos de artefatos. A figura cavalheiresca com a flâmula esvoaçante era usada cada vez mais pela WSPU, sendo empregada para comparar a causa a uma cruzada sagrada, impregnando a militância do movimento com um senso de justiça.


Nas três peças gráficas de Hilda Dallas veiculadas neste post também há duas cores, além do branco, em evidência: o verde e o roxo, que aparecem não apenas nas tipografias e no cenário como também nas próprias figuras humanas e respectivas indumentárias. Conforme Emmeline Pethick-Lawrence, a escolha de tais cores teriam sido motivadas pelas seguintes ideias: “Roxo, como todos sabem é a cor real, representa o sangue real que corre nas veias de cada sufragista, o instinto de liberdade e dignidade. Branco significa pureza na vida privada e pública e o verde é a cor da esperança e o emblema da primavera.”
Os projetos de Hilda Dallas para a WSPU parecem dialogar com a estética Art Nouveau, se levarmos em conta as ilustrações de caráter simplificado, traços sintéticos, linhas gestuais e cores chapadas. Os contornos sobressalentes também se assemelham àqueles presentes em peças gráficas realizadas por ilustradores da época como o britânico John Hassall, destacando as imagens e as informações verbais.
A produção de Hilda Dallas foi apagada da História “Tradicional” do Design, possivelmente porque, além de ser mulher, fazia parte de um grupo considerado radical por muitas pessoas na época. Após a dissolução da WSPU em 1917, acredita-se que Hilda deixou de produzir peças gráficas. Ela faleceu em Londres em 1958.

Texto escrito por Gabriela Upeneck Vieira (@gbvie.design), Guilherme Bazzotti (@guibazzotti) e Priscila Amaral Schimidt (@priscilaschimidt) em parceria com Maureen Schaefer.

Disciplina: História das Artes Gráficas

Curso: Tecnologia em Design Gráfico da UTFPR

Docente: Maureen Schaefer

Você também pode gostar