Rubén Fontana, designer argentino

0 Compartilhamentos
0
0
0
0
0

Rubén Fontana nasceu em Buenos Aires em maio de 1942. Estudou belas-artes na Universidade Popular Francisco Pico e na escola Manuel Belgrano. Começou sua carreira no Departamento de Design Gráfico do Instituto Di Tella em 1967, atuando até seu fechamento em 1970.

Em 1971, abriu seu próprio estúdio, o Design Studio.  Em 1985, Fontana participou da fundação do curso de design da FADU (Faculdade de Arquitetura, Design e Urbanismo), alocado na UBA (Universidade Nacional de Buenos Aires), instituição pública, ministrando aulas para mais de 300 alunos em uma mesma turma. Em 1987, o designer deu início às suas aulas sobre tipografia e design editorial. Ele solicitou aos alunos que considerassem o papel da linguagem escrita de maneiras não-convencionais. Em um dos exercícios, por exemplo, Fontana pediu aos estudantes para projetar sistemas de comunicação para algum dos muitos povos indígenas da Argentina, como os Mapuche, Wichí, Pilagá, Toba e Guarani.

No mesmo ano, Fontana fundou a revista tipoGráfica (seu público principal eram estudantes, como forma de ampliar sua formação), atuando como editor-chefe até seu fechamento em 2007. Em 1996, ele publicou o livro Pensamiento Tipográfico/ Typographic Thought, adotado em várias universidades da América Latina. Em 2001, o designer organizou a primeira exposição do projeto Letras Latinas (no 15͒∘ aniversário da tipoGráfica) e, posteriormente, suas bienais em 2004 e 2006, reunindo a produção tipográfica da América Latina (atualmente, o evento se chama Tipos Latinos). Em 2009, Fontana começou a dirigir o curso de especialização em Tipografia na UBA. E, entre 2015 e 2017, foi diretor do mestrado em Tipografia, o primeiro na América Latina.

Desenhou ainda as fontes tipográficas ANDRALIS, CHACO, DISTÉFANO, FONTANA e PALESTINA. Uma de suas fontes, Fontana ND, recebeu o Certificado de Excelência do TDC (The Type Directors Club). Foi também um dos vencedores do concurso internacional de desenho tipográfico Bukva:Raz!, promovido pela Association Typographique Internationale (ATypI), em Moscou. Ele é um designer bastante premiado: Platinum Konex na categoria Design Visual e Comunicação; Prêmio Nacional de Design de Cuba; distinção no XIV Encontro Nacional de Escolas de Design Gráfico atribuída pela Associação Mexicana de Escolas de Design Gráfico (ENCUADRE) e pela Faculdade de Design da Universidade Popular Autônoma do Estado de Puebla (UPAEP); Prémio da Associação Espanhola de Profissionais de Design na categoria de Identidade Corporativa e Tipografia; homenagem no Congresso Internacional de Tipografia de Valência e reconhecimento de sua carreira como designer e professor pelas autoridades de Buenos Aires.

Em 2020, The Type Directors Club (TDC) de Nova York, concedeu sua medalha de honra a Rubén Fontana por toda a sua carreira dedicada à tipografia e à divulgação do design de tipos. O tipógrafo também é reconhecido por todo o seu trabalho na vanguarda tanto do ensino quanto no design profissional e editorial. Nos últimos 30 anos, ele desenvolveu suas atividades profissionais ao lado de Zalma Jalluf em FontanaDiseño. Seu trabalho gráfico faz parte, entre outras, da coleção do Museu de Arte Moderna de Nova York.

REFERÊNCIAS

DISEÑO GRÁFICO LATINOAMERICANO, Entrevista al diseñador argentino Rubén Fontana, 12 de jan. de 2016. Disponível em: <https://www.disgraficolatinoamericano.com/disentildeadores/entrevista-a-ruben-fon tana>. Acesso em: 27 de jun. de 2022.

TYPE DIRECTORS CLUB, TDC Medal Presentation to Rubén Fontana, Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=17NkCqgz8Q8>. Acesso em: 28 de jun. de 2022.

MOMA. Arts and artists. Disponível em: <https://www.moma.org/artists/1931>. Acesso em: 26 de jun. de 2022.

REVISTA TIPOGRÁFICA, Archivo Tipográfica. Disponível em: <https://www.revistatipografica.com/category/revista/>. Acesso em: 28 de jun. de 2022.

Conteúdo produzido pelo estudante Eduardo Yabcznski para a atividade "Design Gráfico na América Latina" para a disciplina Teoria e História do Design 2 (Curso de Tecnologia em Design Gráfico), no primeiro semestre de 2021, sob orientação da profa. Maureen Schaefer França.
Você também pode gostar