Regina nasceu em Itapetininga, interior de SP, em 1897. Mudou-se para a Suíça, em 1913, onde estudou na faculdade de Belas Artes de Genebra. As bases da escola eram de artes aplicadas, área em que Regina se forma.
Ainda na Suíça, Regina conheceu John Graz, com quem começou a namorar. Em 1920, eles voltam para o Brasil e então Regina e John firmam um casamento. Ao chegar em São Paulo, eles logo se inseriram nos movimentos artísticos e tiveram grande participação na Semana da Arte Moderna. Ela, com suas tapeçarias e ele, com suas telas.
Em 1923, Regina se muda para o Rio de Janeiro e faz estudo sobre temas indígenas do Alto do Amazonas, adicionando esses motivos em suas obras. Porém, naquela época, existia uma grande desvalorização das artes têxteis, então suas obras acabaram sendo apagadas. Além disso, o casal realizava diversos trabalhos juntos, o que acabou tornando Regina uma “sombra” de seu marido, uma vez que era ele quem levava o nome pela produção e Regina era retratada apenas como colaboradora.
Regina ficou conhecida por se destacar na produção de obras envolvendo o movimento Cubista e Art Déco, sendo a pioneira no Brasil. Ela e John trouxeram o conceito de arte total que engloba várias áreas, como pintura, arquitetura e escultura. Anos depois, abriu um ateliê têxtil, onde ensinou e empregou diversas mulheres. Faleceu em 1973 na cidade de São Paulo.
Seminário desenvolvido por: Thalia Dinhani Giorgetto e Maria Eduarda Ribeiro @thaliadgtt@meduardacolodedeus
Disciplina: Teoria e História do Design 1
Curso: Tecnologia em Design Gráfico – UTFPR
Docente: Lindsay Cresto