Anna Castelli Ferrieri, arquiteta e desenhista industrial, nasceu em 1918, em Milão, Itália. Foi a primeira mulher formada em arquitetura pelo renomado Instituto Politécnico de Milão, em 1943, onde teve contato com o trabalho do arquiteto neorracionalista italiano Franco Albini. A carreira de Anna ganhou força durante a época de ouro do design italiano, entre os anos 1960 e 1980. Neste período o design italiano tornou-se conhecido pela abordagem sofisticada do modernismo, unindo a tradição artesanal com a produção industrial, com muita criatividade.
Em 1946, Anna e seu esposo Giullio Castelli fundaram a Kartell. Anna continuou dirigindo seu escritório de arquitetura, atuando como desenhista na Kartell a partir de 1964 e tornando-se diretora de arte da empresa em 1976. Um de seus projetos mais conhecidos é a Componibili, uma unidade de armazenamento modular e empilhável, disponível em dois tamanhos, feita de ABS moldado por injeção. A série Componibili foi considerada leve, colorida, flexível, com design que se adaptava muito bem ao novo estilo de vida jovem e informal dos anos 1960, tornando-se um dos produtos mais vendidos da empresa. Os projetos de Anna traziam a inovação no uso do plástico como alternativa de material duradouro, prático e glamuroso.
Durante a década de 1960, Anna e o arquiteto Ignazio Gardella estabeleceram uma prática conjunta, desenvolvendo mais de 50 projetos arquitetônicos e urbanísticos, como a sede da Alfa Romeo em Arese (1968-1974) e o gerenciamento do complexo administrativo da Kartell, concluída em 1967. A dupla desenvolveu ainda mobiliário inovador, como a mesa Modelo 4991, o primeiro projeto de Anna para a Kartell (1964). Muitos dos projetos acabaram sendo creditados somente a Ignazio.
Além da carreira na Kartell, Anna co-fundou a Associação Italiana de Design Industrial, colaborou com a publicação inglesa Architectural Digest (1955 e 1960), foi membro do Instituto Nazionale di Urbanistica e foi professora na Universidade de Milão de 1987 a 1992. Anna e Giulio se aposentaram de Kartell em 1988, mas Anna permaneceu ativa na área de design e faleceu em 2006 em Milão. Anna Ferrieri ganhou vários prêmios, incluindo o importante prêmio de design industrial Compasso d’Oro, além de ter seus designs expostos em diversos museus pelo mundo.
“Não é verdade que o que é útil é bonito. É o que é bonito que é útil. A beleza pode melhorar o modo de vida e o pensamento das pessoas.”
Texto: Thaise Muraro (@muraro_), aluna do curso de Design da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Resultado do Minicurso "A (in)visibilidade das mulheres no design" ofertado pelas professoras Lindsay Cresto e Maureen Schaefer França em 2020.