Henrique Mirgalowski

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Série design brasileiro

Por Eduardo Bueno, Hellen Fanucchi e Lariany Moura.

Henrique Mirgalowski foi um cartazista polonês nascido em 25 de dezembro de 1899 na cidade de Vilna, atual capital da República da Lituânia, pioneiro no cartaz moderno no Brasil. Recebeu diversos prêmios com seus cartazes feitos para a Companhia de Annuncios em Bonds. Em Varsóvia, trabalhou em uma empresa de propaganda após a Primeira Guerra Mundial. Viajou para um projeto artístico acompanhado do artista plástico Bruno Lechowski, em 1924, por diversos países, e chegou ao Rio de Janeiro um ano depois. Assim, Mirgalowski começou a trabalhar com publicidade pintando cartazes. Em 1928, o artista foi convidado para uma colaboração com a Companhia de Annuncios em Bonds paulistana, nascia então o Atelier Mirga.

Diversos grandes nomes passaram pelo atelier Mirga ao longo dos anos, como Fritz Lessin, Renato Macedo, Rubens Vaz, entre outros grandes artistas. Mirgalowski ajudou a torná-los profissionais qualificados.

No Ateliê Mirga, todo o trabalho era dividido em 3 níveis de hierarquia distintos, eram eles: o mestre, os assistentes com mais experiências e os novos aprendizes. Os trabalhos tinham como princípio a imitação, usando a cópia como o modo de aprendizado no ateliê. Em sua autoridade hierárquica, Mirga dirigia e coordenava o trabalho de seus aprendizes num sistema baseado na cooperação, traçando as concepções gerais para que seus assistentes produzissem a seu gosto. 

É possível constatar que, dos cartazes produzidos pelo Atelier Mirga que chegaram até os dias atuais, aqueles datados da década de 1930, período em que prevalece a influência dos cartazes europeus em sua produção, alguns são assinados pelo próprio Mirgalowski. A partir da década de 1940, com a crescente influência da publicidade norte-americana, onde as produções não eram assinadas com autoria individual, esses cartazes passaram a ser creditados coletivamente como “Atelier Mirga”, ou mesmo nem eram assinados. O Atelier Mirga foi influenciado pelos cartazes franceses, mas é necessário enfatizar que era um uso apenas como inspiração descompromissada dessas influências do que propriamente pela adesão direta de ideologias a alguma das vanguardas modernistas que lhe serviram de inspiração.

Com o passar dos anos, Mirgalowski passou a focar apenas no gerenciamento do atelier e formar os seus desenhistas, distanciando-se da prática do desenho. Henrique Mirgalowski faleceu em 11 de julho de 1966. 

Referências

AYALA, Walmir. Dicionário de pintores brasileiros. Rio de Janeiro: Spala, 1992.

LEVY, Carlos Roberto Maciel. Exposições gerais de Belas Artes: catálogo de artistas e obras 1840-1933. s.l.: ArteData, 1990. 1 CD-ROM.

GAUDÊNCIO JUNIOR, NORBETO. Veja Ilustre Passageiro: O Atelier Mirga E Os Cartazes Para a Companhia De Annuncios Em Bonds (décadas De 1930 a 1950). 2010.

GOMES, Érica Vidal da Silva. Capacidade criativo-compreensiva dos cartazes de peças gratuitas de teatro de companhias do DF. p.13-15. Monografia (bacharel em comunicação social) da Universitário de Brasília – UniCEUB, Brasília, 2006

HENRIQUE Mirgalowski. In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileira. São Paulo: Itaú Cultural, 2022. Disponível em: http://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa286430/henrique-mirgalowski. Acesso em: 09 de abril de 2022. Verbete da Enciclopédia.

TARASANTCHI, Ruth Sprung. Pintores paisagistas em São Paulo (1890-1920). 1986. 303 f. Tese (Doutorado) – Escola da Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo – ECA/USP, São Paulo, 1986.

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