J. Carlos

0 Compartilhamentos
0
0
0
0
0

série design brasileiro

Por Amanda Wawruk, Andrew Holanda, Eduarda Feix, Emile Kipper, Helena Colino

José Carlos de Brito e Cunha nasceu no Rio de Janeiro em 1884. Conhecido como J. Carlos, foi um ilustrador, chargista, cartunista e quadrinista, exaltado como um dos maiores designers gráficos do art déco no Brasil. Aos dezoito anos publicou uma caricatura na revista ‘Tagarela’ que reunia os maiores desenhistas da época, logo passou a ser um parceiro da publicação.

Assim deu-se o início a longa carreira desse designer que por quase meio século entregou trabalhos feitos a mão com a precisão de uma máquina, sendo suas obras uma grande crônica gráfica dos hábitos, costumes e comportamentos da sociedade brasileira daquele período. Seu trabalho era tão apreciado que durante a visita do cineasta americano Walt Disney no país, ficou encantado com seus desenhos, e supostamente até mesmo o convidou a trabalhar nos estúdios Disney, apesar de não aceitar a oferta, acabou por enviar o esboço de um papagaio que viria a inspirar a criação do personagem ‘Zé Carioca’.

Tendo contribuído para as mais diversas revistas ao longo dos anos veio a falecer de um ataque fulminante em sua prancheta de trabalho na redação da última revista que veio a contribuir em 2 de outubro de 1950.

De modo geral, suas técnicas eram desenvolvidas em lápis e acabadas em nanquim ou guache em alguns casos, e faziam uma síntese visual muito forte a partir dos seus estudos tipográficos. Além disso, em suas artes gráficas, o cronista se utilizava do negativo como forma de expressão e as partes, preenchidas ou não, compunham sua arte de maneira igualmente importante.

Durante sua carreira cobriu os eventos mais importantes da história como as duas guerras mundiais e a guerra civil espanhola. Seu trabalho foi muito importante nessa época já que a propaganda nazista vinha muito forte nas décadas de 30 e 40 e através de duas obras ele pode fazer contrapropaganda a tais ideais.

Seus personagens ganharam vida e se popularizaram a partir da produção de capas para a revista Careta (entre 1908 e 1921). Com o decorrer do tempo e o reconhecimento exponencial de seu trabalho, J. Carlos acabou ilustrando quase todas as revistas do período: A Cigarra, Vida Moderna, Revista Nacional, Cinearte, Tico-Tico (infantil), O Papagaio, entre outros. Durante toda a sua carreira estima-se que tenha produzido entre 100 mil desenhos em quase 50 anos.

No início da década de 1920 J.Carlos adentra o universo infantil, com o objetivo de desenvolver personagens que estariam presentes nas revistas desse segmento. Alguns desses personagens são: Jujuba, Lamparina, Goiabada e Carrapicho, etc.

O primeiro e único livro totalmente ilustrado e escrito por J Carlos, com uma abordagem pedagógico-edificante, que visa destacar as virtudes e qualidades que crianças devem cultivar ao longo da vida, como a honestidade e a obediência aos pais. A obra também é reconhecida por muitas vezes trazer animais como protagonistas ou coadjuvantes.

J. Carlos também fez capas para a revista Fon-fon, que tinha como temática os costumes e o cotidiano carioca, críticas artísticas, sátiras e curiosidade. Tendo como influência o final conturbado do século 19, com a implementação da república e o processo de abolição da escravidão que resultaram em conflitos nas estruturas sociais. A concentração da população nas áreas urbanas e o surgimento do trabalho informal acentuaram a ideia da marginalização social.

Foi também nesse período que se originou a imagem do Brasil como país do Carnaval. A alegria festiva, o humor debochado e certa vontade de subversão são representadas nos foliões, nas melindrosas,colombianas e na figura urbana do malandro.

A revista Para Todos foi outra revista em que J. Carlos foi um grande contribuinte e chegou até mesmo a ser chefe editorial. Até 1926 a revista era voltada exclusivamente para a fotografia mas com o surgimento da cinearte teve que reestruturar sua temática e entrou em um novo ciclo, trazendo assuntos leves, seções voltadas a várias expressões artísticas e culturais que permitiram maior liberdade gráfica. Dessa forma, J. Carlos criou uma coleção de personagens femininos e explorou a dicotomia enfrentada pelas mulheres daquela época – a independência dos padrões patriarcais e a visão sexualizada. A figura da Melindrosa, criada pelo artista com base nas singularidades nacionais, ao mesmo tempo que transmite malícia e sensualidade, também remete a uma libertação moral dos costumes.

Referências

OLIVEIRA, Joana. J. Carlos, o cronista racista e antifascista que retratou as mudanças do Brasil do século XX. El País, 2019. Disponível em: <J. Carlos, o cronista racista e antifascista que retratou as mudanças do Brasil do século XX | Cultura>. Acesso em: 9 de Maio de 2022.

J. Carlos: Originais. Instituto Moreira Salles, 2019. Disponível em: <J. Carlos: originais (IMS Paulista) – Exposição>. Acesso em: 9 de Maio de 2022.

REINA, Andrei. O Brasil na Linha de J. Carlos. Medium, 2017. Disponível em: <https://medium.com/revista-bravo/o-brasil-na-linha-de-j-carlos-75b2a1183481>. Acesso em: 9 de Maio de 2022.

FONSECA, Joaquim da. Caricatura: a imagem gráfica do humor. Porto Alegre: Artes e Ofícios, 1999. HESKETT, John. Design. São Paulo: Editora Ática, 2002.

MILLEN, Mànya. J. Carlos para Crianças. Instituto Moreira Salles, 2016. Disponível em: <https://ims.com.br/por-dentro-acervos/j-carlos-para-criancas/>. Acesso em: 10 de Maio de 2022.

ALBERTO PRADO, Luís. J. Carlos: pioneiro da crônica visual e do traço original. Multirio, [S. l.], p. 1, 18 maio 2014. Disponível em:

<http://www.multirio.rj.gov.br/index.php/leia/reportagens-artigos/reportagens/813-j carlos-pioneiro-da-cronica-visual-e-do-traco-original> Acesso em: 11 maio 2022.

J. Carlos: originais. Roteiro: Cássio Loredano, Julia Kovensky e Paulo Roberto Pires. [S. l.: s. n.], 2017. Disponível em:

<https://www.youtube.com/watch?v=Q74uhsNlaxw&ab_channel=imoreirasalles> Acesso em: 11 maio 2022.

DANTAS, Carolina Vianna. FON FON. Disponível em:

<https://cpdoc.fgv.br/sites/default/files/verbetes/primeira-republica/FON%20FON.p df>. Acesso em 11 de maio de 2022.

PEIXOTO, Rafael. J. Carlos. Das Artes. 21/08/2020. Disponível em: <https://dasartes.com.br/materias/j-carlos/>. Acesso em 11 de maio de 2022.

GALERIA, Danielian. O artista J.Carlos, que influenciou o design gráfico no Brasil, ganha exposição inédita com tour virtual 3D e live com curador Rafael Peixoto. Resvistause, [S. l.], p. 1, 7 ago. 2020. Disponível em:

http://www.revistause.com.br/o-artista-j-carlos-que-influenciou-o-design-grafico-no-b rasil-ganha-exposicao-inedita-com-tour-virtual-3d-e-live-com-curador-rafael-peixoto/> Acesso em: 11 maio 2022.

YAN AMARO DE OLIVEIRA, Yan. J. CARLOS, AUGUSTO ROCHA, LEONIDAS E CICERO VALLADARES. ., [s. l.], 2019. Disponível em:

<https://docplayer.com.br/107578889-J-carlos-augusto-rocha-leonidas-e-cicero-valla dares.html. > Acesso em: 12 maio 2022.

Você também pode gostar