Designer e empreendedora, Waleska Belisario é reconhecida no mercado do design gráfico venezuelano como uma das profissionais mais influentes. Nascida em 1954 em Caracas, capital da Venezuela, Waleska é referência na área de branding e editorial, tendo construído em mais de 40 anos de contribuição, parte da história do design do país.
Seguindo os passos da irmã mais velha, Waleska inicia seus estudos em desenho industrial no Instituto de Diseño Fundação Neumann-Ince (Caracas) – a priori, uma das instituições de ensino mais avançadas da área de design gráfico da América Latina. Por motivos pessoais, foi obrigada a abandonar seus estudos. Apesar disso, é aconselhada por um de seus professores a apresentar seu portfólio na National Art Gallery (GAN), onde inicia sua carreira como assistente no Departamento de Design e Publicações, onde atua por mais de 10 anos. Ela também realiza estágio na Editorial Arte, uma das mais importantes gráficas do país na época, que se relacionava, em grande medida, com a área cultural. A GAN oferece outra oportunidade para Waleska: trabalhar na oficina do renomado designer lituano Gerd Leufert, tido por ela como seu grande mentor e parte fundamental de sua formação como artista gráfica.
Ademais, ela e outros profissionais (Oscar Vásquez, Víctor Hugo Irazábal, Sigfredo Chacón, Carolina Arnal e Mercedes Madriz) levam adiante um dos projetos mais importantes sobre a história do design no país: o livro “Diseño Gráfico en Venezuela”, escrito por Alfredo Armas Alfonzo e publicado em 1985.
Posteriormente, em 1989, junto aos seus colegas Oscar Vásquez e Carolina Arnal, funda a ABV Taller de Diseño, escritório especializado em imagem corporativa e design editorial, que perdura até os dias atuais e coleciona diversas premiações de âmbito internacional na área do design gráfico.
Ela e outros designers costumavam consultar livros e revistas importados, visto que na Venezuela não havia periódicos especializados em design. Entre as revistas mais consultadas, constam: Graphis , Comunication Arts, Novum e U&lc . Em uma viagem à cidade de Nova York, a equipe do ABV levou seu portfólio para a revista Graphis, cujos trabalhos foram aceitos para publicação.
Dentre os projetos editoriais mais notáveis de Waleska estão Angelaciones (Equinoccio, 1979), Historia de la carpet en Venezuela (Fabrica Nacional de Carpets, 1979) em colaboração com Gerd Leufert e A Too Secret Color: Alejandro Otero’s Childhood (Maeca, 1985). Ela também criou o branding de grandes empresas e corporações de renome nacional e internacional.
Suas produções participaram de diversas exposições ao redor do mundo evidenciando sua contribuição para a história do design. Atuando desde 1976, Waleska Belisario acumulou em todos esses anos, uma infinidade de premiações por suas criações e reconhecimento de sua trajetória. Entre eles: menção de honra na Bienal Internacional de Cartazes em Lathi, Finlândia (1984); menção de honra no concurso de cartazes para I Bienal de Artes Visuais do Mercosul em Porto Alegre, Brasil (1997). Ela também participou da Trienal de Cartazes de Toyama, Japão (1997); apresentou a mostra individual Pordós (2002), baseada em sua investigação tipográfica; e foi resenhada pela Stationen der Buchkunst de Albert Kapr, Leipzig (1985).
Para a designer, o design “não tem receita, o mais importante é aprender a ver e ouvir”. Waleska é professora do Neumann-Ince Foundation Design Institute há anos e membra da Associação de Design Gráfico da Venezuela.
REFERÊNCIAS
http://vereda.ula.ve/wiki_artevenezolano/index.php/Belisario,_Waleska
https://www.experimenta.es/noticias/grafica-y-comunicacion/maestros-del-diseno-en-americ a-latina-waleska-belisario-venezuela/
“Diseñar no tiene receta, lo más importante es aprender a ver y oír”
https://www.youtube.com/watch?v=zwxH4gOxCWI&ab_channel=NanchiFarfantArtReport
Conteúdo produzido pelo estudante Elivelton Martins e pela estudante Letícia Midorikawa para a atividade "Design Gráfico na América Latina", realizada na disciplina de Teoria & História do Design 2 (Curso de Tecnologia em Design Gráfico), no primeiro semestre de 2021, sob orientação da profa. Maureen Schaefer França