Lyubov Sergeyevna Popova nasceu em 24 de abril de 1889, no distrito de Ivanovskoye, em Moscou. Filha de um rico comerciante têxtil, teve acesso a uma educação de qualidade, especialmente voltada à arte. Estimulada pelos pais, desenhava desde cedo e desenvolveu um grande interesse pela arte renascentista italiana, e, aos 11 anos, seus pais também providenciaram aulas formais de arte em sua residência.
Alguns anos mais tarde, passou a estudar na Escola de Pintura e Desenho em Moscou, onde aprendeu sobre luz e cor. Também se familiarizou com as modalidades de arte mais recentes da Europa Ocidental, incluindo o Impressionismo.
Entre 1907 e 1909, trabalhou nos estúdios dos pintores Stanislav Zhukovsky e Konstantin Yuon, ambos membros do Mir iskusstva (do russo, “Arte do mundo”), uma revista que inspirou um movimento de mesmo nome que visava afrontar padrões estéticos e promover o individualismo artístico dentre outros princípios da Art Nouveau.
Em 1912, passou a trabalhar no estúdio de Vladimir Tatlin, pintor, escultor e arquiteto, além de ser o primeiro teórico do construtivismo russo. No estúdio dele, conheceu Nadezhda Udaltsova e Aleksandr Vesnin, artistas que viriam a se tornar amigos próximos dela ao longo do seu tempo de trabalho juntos. No mesmo ano, Popova teve a oportunidade de visitar a grande coleção de arte do empresário Sergey Shchukin, e, encantada pelas obras cubistas, decidiu viajar para Paris com Udaltsova.
Lá, se juntou à Académie de la Palette para estudar sobre o Cubismo, o que foi crucial para o seu desenvolvimento artístico ao começar a usar as telas para analisar objetos, explorando formas e estruturas.
De volta à Rússia, em 1914, trouxe consigo algumas inovações para a arte russa, principalmente para o Cubismo e Futurismo, como movimentos focados na multiplicidade, com a função de mostrar vários ângulos de um objeto simultaneamente e demonstrar movimento. Organizou encontros semanalmente em sua casa para debater arte e também participou de exibições de arte avant-garde, incluindo as do Bubnovy Valet (do russo, “Valete de Diamante”, grupo de artistas russos fortemente influenciados pela arte francesa que visavam provocar noções de “bom gosto artístico”).
Após muitas experimentações com o Cubismo (como Composição com Formas, 1913), em 1915 Popova produziu a série Plastic Paintings, em que utilizou materiais como gesso e estanho, vindo a se tornar um grande sucesso em sua carreira. A organização plana e as formas geométricas simples presentes no cubismo viriam a se tornar parte
essencial da linguagem artística de Liubov, que já começava a transitar entre outros estilos artísticos nesse período. Em 1916, se juntou a um movimento chamado SUPREMUS Society of Artists – desconstrução e supremacia, fundado por Kazimir Malevich em 1915. O suprematismo de Malevich rompeu os padrões artísticos da época, focando em formas geométricas e as relações entre elas no espaço. Inspirada por seus ideais, Liubov desenvolveu uma variação de arte não objetiva, em que os princípios tradicionais eram combinados com o nivelamento e a linearidade da arte medieval russa. Dessa forma, classificou suas obras com suas sínteses rítmicas de planos coloridos como “Pinturas arquitetônicas”.
No catálogo da exibição de arte 5 x 5 = 25, onde Liubov exibiu obras como Construção da força espacial, ela escreveu que as pinturas deveriam “ser vistas apenas como uma série de experimentos preparatórios a fim de construir materiais concretos”.
Em 1918, Popova casou com o historiador Boris von Eding, com quem teve um filho. No ano seguinte, von Eding morre de febre tifóide e Popova também adoece gravemente, no entanto se recuperando. A partir de 1921, Popova trabalhou paralelamente como professora em instituições como o Moscow Inkhuk (do russo, Instituto de Cultura Artística de Moscou), se aproximando mais das artes aplicadas, desenvolvendo, por exemplo, desenhos têxteis, pôsteres e capas de livros. Os designs têxteis de Popova compartilham muitas semelhanças com suas pinturas anteriores, especialmente o uso de organizações de formas geométricas simples. A geometria era – e ainda é – associada com a máquina, com um novo modelo de sociedade que já não valorizava mais a individualidade e, ao invés disso, buscava valores cada vez mais impessoais e mecanizados a favor do Estado. Apesar de transitar através de diferentes estilos e mídias, Liubov nunca deixou de estabelecer este diálogo com o público.
Ganhou destaque com seus designs cenográficos, chegando a trabalhar com o Teatro Kamerny. Estendendo seus experimentos gráficos para a tridimensionalidade do teatro, Popova criava espaços inovadores e com grande influência do Construtivismo onde os personagens interagiam.
No ápice de sua carreira, Popova perdeu seu filho de seis anos em decorrência de escarlatina, e, dois dias depois, em 25 de maio de 1924, morreu da mesma doença. Apesar de ter tido uma vida curta, teve uma extensa produção, inspirandooutros artistas soviéticos de sua época. Pouco tempo após sua morte, houve uma exibição de seu trabalho no Instituto Stroganov em Moscou. Ela foi nomeada como “Artista-Construtora”, um título que indicava a esperança dos artistas após a Revolução. A exposição durou até a supressão das vanguardas causada por Stalin.
Referências
LYUBOV Popova. [S. l.], 14 ago. 2018. Disponível em: https://www.theartstory.org/artist/popova-lyubov/. Acesso em: 22 set. 2022.
LYUBOV Sergeyevna Popova. [S. l.], 24 set. 2022. Disponível em: https://www.britannica.com/biography/Lyubov-Sergeyevna-Popova. Acesso em: 22 set. 2022.
LIUBOV Popova Painterly Architectonic 1917. [S. l.], 2019. Disponível em: https://www.moma.org/collection/works/78444. Acesso em: 22 set. 2022.
LIUBOV Popova: From Painting to Textile Design. [S. l.], 2010. Disponível em: https://www.tate.org.uk/research/tate-papers/14/liubov-popova-from-painting-to-textil e-design. Acesso em: 22 set. 2022. 5. 5X5=25. [S. l.], 25 maio 2022. Disponível em: https://monoskop.org/5×5=25. Acesso em: 22 set. 2022.
Conteúdo produzido por estudantes Aline Mello, Luana Ascari,Luiza Carvalho, Mariana Leal e Wesley Oedmann para a atividade "As mulheres na história do design" realizada na disciplina Teoria e História do Design 1 (Curso de Tecnologia em Design Gráfico), no segundo semestre de 2022, sob orientação da profa. Lindsay Cresto