Michiko Yamawaki, 山脇 道子 nasceu em 13 de julho de 1910 em Tsukiji Chūō, Japão, e faleceu no ano de 2000, também no Japão. Foi uma das alunas da Bauhaus Dessau, estudou tecelagem, desenho e tipografia, tornando-se uma designer, projetista importante e influente.
Era filha mais velha de Zengoro Yamawaki, mestre de chaurasenke (cerimônia do chá). Em 1928, casou-se com Iwao Fujita, herdou o sobrenome do marido, passando a se chamar Iwao Yamawaki.Ele foi fotógrafo, artista e arquiteto.
Em 1930, entrou na escola de Bauhaus Dessau e seus estudos foram tipografia, desenhos e tecelagens, orientada por Ludwig Mies van der Rohe e suas principais influências Wassily Kandinsky, Anni Albers, Josef Albers e Gunta Stölzl. Seus trabalhos eram baseados em tradições estéticas japonesas, como a cerimônia do chá.
A segunda guerra mundial, a censura nazista e o fechamento da Bauhaus de Dessau fizeram com que Michiko voltasse ao Japão em 1932, trabalhando como professora na Shinkenchiku Kōgei Gakuin (Escola de Nova Arquitetura e Design) em Tóquio como chefe da tecelagem. Michiko lecionou também na Universidade de Nihon, explorando e aperfeiçoando a abordagem pedagógica da Bauhaus para o Japão.
Ela e o marido foram as maiores influências da Bauhaus no Japão. A designer publicou um livro onde relaciona a funcionalidade da Bauhaus com a cerimônia do chá, conhecido como Bauhaus e Cerimônia do Chá.
As mulheres na Bauhaus passavam por um rigoroso processo de seleção e mesmo que se destacassem eram direcionadas para o ateliê de tecelagem. A designer estudou tecelagem com Gunta Stölzl e Anni Albers. Michiko misturava cores em seus trabalhos têxteis e tinha uma tendência para o design industrial; alguns trabalhos incluíam até celofane em sua mistura. Ela desenvolveu padrões têxteis e designs abstratos como o tapete colorido de 1932.
No trabalho acima, foram usadas cerca de vinte e uma fotografias que mostravam o contexto tradicional e moderno dos vestuários usados pelos moradores de centros urbanos da cidade de Ginza no verão. Outros trabalhos de Michiko se destacaram, como o Assemblage, exibido na exposição do final do semestre e A Safety Zone, uma mistura assustadora de arcaico e moderno, perigo e segurança (OTTO E ROSSLER, 2019).
Após a saída da Bauhaus, ela usou seus conhecimentos para trabalhar como designer têxtil de sucesso. Podemos destacar que os elementos de suas produções traziam a tradição japonesa em sua composição, além de possuir uma estética intuitiva e filosófica que unia a Bauhaus aos elementos japoneses.
Referências
ALCFAN. Obras de Michiko. Disponível em: <https://aucview.aucfan.com/yahoo/q451362158/>. Acesso em: 26 set 2022.
Bauhaus Kooperation. From Dessau to Tokyo. Disponível em: <https://www.bauhauskooperation.com/kooperation/project-archive/magazine/follow the-bauhaus-into-the-world/from-dessau-to-tokyo/>. Acesso em: 30 ago 2022.
ČAPKOVÁ, Helena. The Bauhaus Tea Ceremony. Disponível em: <https://www.bauhaus-imaginista.org/articles/1605/the-bauhaus-and-the-tea ceremony> Acesso em: 01 set 2022.
OTTO, Elizabeth; ROSSLER, Patrick. Bauhaus Women: A Global Perspective. Ed. Herbert Press, 2019.
Yamawaki, Michiko. Cerimônia do chá e Bauhaus (1995). Disponível em: <https://www.amazon.ca/Tea-ceremony-Bauhaus-ISBN4104042013/dp/4104042013>. Acesso em: 06 set 2022.
Conteúdo produzido por estudantes Lucas Dorneles Ferreira da Costa, Luiz Bittencourt, Murylo Santos Bueno, Rafaella dos Santos Matheus, Rebeca Oran para a atividade "As mulheres na história do design" realizada na disciplina Teoria e História do Design 1 (Curso de Tecnologia em Design Gráfico), no segundo semestre de 2022, sob orientação da profa. Lindsay Cresto