Alma Siedhoff-Buscher

0 Compartilhamentos
0
0
0
0
0

Alma Siedhoff-Buscher foi uma fotógrafa, artesã e designer alemã nascida em 4 de janeiro de 1899. Ela perdeu seu irmão durante a infância, o que, de certa forma, influenciou seu pai a lhe dar o melhor ensino possível na época. Teve uma formação bastante extensa e frequentou a universidade de Elisabeth School for Women in Berlin, a Reimann School of Art and Design, também em Berlim e a Unterrichtsanstalt des Kunstgewerbemuseums Berlin (Instituição Educacional do Museu de Artes Decorativas em Berlim) até 1922.

Alma ingressou na Bauhaus inicialmente na oficina de tecelagem, como todas as mulheres que ingressaram na instituição, sendo a primeira, a partir de 1923, a participar da oficina de escultura em madeira. Foi com o trabalho em marcenaria que Buscher se destacou e produziu seus trabalhos de maior reconhecimento, sendo notável sua preocupação com a necessidade das crianças na concepção de seus produtos.Entre os anos de 1926 e 1928, Alma casou com o ator e dançarino Werner Siedhoff, que fora também integrante da escola, e teve seus dois filhos, Joost e Lore. 

Dentro da instituição, Alma se destacou pelos projetos modernos, multifuncionais e esteticamente inovadores. Foi considerada representante do espírito da escola e a principal designer de brinquedos e móveis infantis da Bauhaus. Contudo, o diretor Walter Gropius não reconhecia a importância do trabalho de Alma, declarando que sua produção estava à margem da escola. Depois dessa declaração, outros fatores se somaram à lastimável situação de Alma, como a má remuneração de seus trabalhos e a falta de reconhecimento de seu nome em exposições, levando-a, no outono de 1927, a se retirar da escola.

Após deixar a Bauhaus, Alma e sua família mudaram-se várias vezes devido ao trabalho como ator itinerante de Werner. Infelizmente, sua carreira foi afetada negativamente pela desvalorização de seu trabalho, o que favoreceu o desenvolvimento de um quadro de depressão. Alma faleceu aos 44 anos, vítima de um bombardeio americano durante a Segunda Guerra Mundial.

Dentre os trabalhos com maior destaque da designer está o conhecido Armário de Brincar Para Crianças “Kinderspiel Schrank”, projetado para o quarto infantil da Haus am Horn, uma casa conceito construída para a exposição da Bauhaus em 1923 em Weimar. O mobiliário, baseado em princípios modernistas, foi criado por Alma visando entreter as crianças diante de uma situação em que as mães estivessem exercendo trabalhos domésticos. O armário tem funções de exposição e armazenamento de brinquedos – um aspecto multifuncional recorrente nos projetos da designer. 

No armário de jogos estão constituídas caixas de armazenamento pintadas com as cores primárias vermelho, azul e amarelo brilhantes, que atendem às funções de banco, palco ou mesa para as brincadeiras. Outro detalhe interessante está presente em uma das portas do armário, que apresenta uma abertura em janela para uso optativo de fantoches.

Assim como o projeto anterior, o Pequeno Jogo de Construção Naval também teve certa notoriedade, pois foi o primeiro produto registrado como produção da escola. Desenvolvido no ano de 1923, o brinquedo foi constituído inicialmente por 32 blocos de madeira cortados em uma variedade de formas – quadrados, retângulos, peças circulares e outros sólidos angulares – e pintados nas cores branco, amarelo, azul, verde e vermelho. Posteriormente, foi criada uma versão grande deste mesmo jogo, com o total de 39 peças.

Os conjuntos de blocos Buscher foram desenvolvidos com o intuito de estimular as crianças a desenvolverem senso de planejamento, espaço e habilidades motoras com peças de encaixe simples e sem ligamentos. A possibilidade de um livre desenvolvimento criativo diante das brincadeiras imaginativas é o principal fundamento deste projeto, que é produzido comercialmente até hoje.

Ainda no ano de 1923 foi projetada outra peça de mobiliário de caráter multiúso. O móvel exibido em um dos catálogos de venda da Bauhaus na época era um trocador de fraldas que se transformava em escrivaninha.

No ano de 1924, Alma idealizou e desenhou as Bonecas de Ação (ou Bonecas de Arremesso) Wurf Puppen. Feitas com fibras, pequenas peças de madeira e resistentes à lavagem, as bonecas possuem modelos variados, com saias ou calças. A paleta de cores das bonecas inclui também tons de rosa, verde, branco e amarelo.

Outros trabalhos da Alma, menos visibilizados e reconhecidos como de sua autoria, incluem, por exemplo, os kits de recorte de princípios educativos para gruas de papel com temáticas de guindaste (krahn) e veleiro (segelboot), criados pela designer em 1927 e produzidos por Otto Maier-Verlag Ravensburg. Além disso, ela também desenvolveu as cartilhas de pintura “Das pinceladas à pintura” em 1930 .

As cores e formas utilizadas nos móveis infantis e nos brinquedos projetados por Alma são muito características da Bauhaus, porém, suas inspirações vão além. A escolha dos materiais, formatos, funcionalidades e tons possuem relação direta com o método educativo Montessori, desenvolvido pela médica e pedagoga italiana Maria Montessori no século XIX. Essa vertente pedagógica é defendida por muitos até hoje e, sem dúvidas, foi fortemente impactada pelas obras da designer, que contribuíram para a propagação dessa metodologia de ensino que apoia o aprender fazendo, com foco no desenvolvimento de habilidades sociais, permitindo um estilo personalizado de aprendizagem. 

Apesar da criação de peças harmoniosas em madeira com cores primárias e multifuncionais, aclamadas pela crítica da época e muito elogiadas até hoje por concederem autonomia criativa às crianças, seu trabalho foi visto como “menor” por alguns de seus colegas da oficina de marcenaria que, assim como Gropius, se recusaram a admitir o talento dela em uma área predominantemente masculina. Além desse obstáculo, o não reconhecimento de seu nome em exposições de suas obras, bem como a ausência de menções a ela em homenagens e nos sites oficiais da própria Bauhaus, contribuíram para o esquecimento 

Você pode conferir alguns trabalhos da designer ainda à venda na internet, como o pequeno jogo de construção naval, disponível no site “Bauhaus Movement”, e as cartilhas para pintura “Das pinceladas à pintura” nos sites Formost e Shop Falter.

Referências

ALMA Siedhoff-Buscher Bauhaus Bauspiel. S.I.: Bauhaus Movement, 2021. (1 min.), son., color. Legendado. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Zzjim_QBk5Q. Acesso em: 13 ago. 2022.

5 Mulheres da Bauhaus. S.I.: Vivieuvi, 2020. (6 min.), son., color. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=FumKgbfbucI. Acesso em: 13 ago. 2022.

WIKIDAT. Alma Siedhoff-Buscher. Disponível em: https://es.wikidat.com/info/alma-siedhoff-buscher. Acesso em: 20 ago. 2022.

DESIGN IS FINE. Bauhaus: mulheres. Disponível em: https://www.design-is-fine.org/tagged/bauhaus%20women. Acesso em: 20 ago. 2022.

OGILVY, Abigail. Alma Siedhoff-Buscher (1899 – 1944). Disponível em: https://www.abigailogilvy.com/alma-siedhoffbuscher. Acesso em: 20 ago. 2022.

SHOPMIES. Discurso de Bauhaus. Disponível em: https://shopmies.com/en/building-games/150-bauhaus-spiel.html. Acesso em: 20 ago. 2022.

WIKIWAND. Alma Siedhoff-Buscher. Disponível em: https://www.wikiwand.com/en/Alma_Siedhoff-Buscher. Acesso em: 20 ago. 2022.

WIKIWAND. Alma Siedhoff-Buscher. Disponível em: https://www.wikiwand.com/pt/Alma_Siedhoff-Buscher. Acesso em: 20 ago. 2022.

FIELL, Charlotte; FIELL, Clementine. Women in Design. Reino Unido: Laurence King Publishing, 2019. 256 p.

WIKIPÉDIA. Alma Siedhoff-Buscher. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Alma_Siedhoff-Buscher. Acesso em: 26 ago. 2022.

NATÁLIA MARTUCCI. Casavogue. Conheça 6 importantes mulheres da Bauhaus: em comemoração ao centenário da escola e à semana internacional das mulheres, homenageamos suas precursoras. Em comemoração ao centenário da escola e à Semana Internacional das Mulheres, homenageamos suas precursoras. 2019. Disponível em: https://casavogue.globo.com/Design/noticia/2019/03/conheca-6-importantes-mulheres-da-bauhaus.html. Acesso em: 21 set. 2022.

ANDRADE, Ana Beatriz Pereira de; MAGALHÃES, Ana Maria Rebello; OLIVEIRA, Paula Rebello Magalhães de; AQUINO, Henrique Perazzi de. As meninas da Bauhaus. In: CIDI, 9., 2019, Minas Gerais. The Bauhaus girls. Belo Horizonte: Sociedade Brasileira de Design da Informação – Sbdi, 2019. p. 7-8. Disponível em: http://pdf.blucher.com.br.s3-sa-east-1.amazonaws.com/designproceedings/9cidi/3.0271.pdf. Acesso em: 21 set. 2022.

KOOPERATION, Bauhaus. Jogo de construção de navios pequenos: alma siedhoff-buscher, 1923. Alma Siedhoff-Buscher, 1923. Disponível em: https://www.bauhauskooperation.com/knowledge/the-bauhaus/works/plastic-arts/small-ship-building-game/. Acesso em: 28 set. 2022.

KOOPERATION, Bauhaus. Alma Siedhoff-Buscher: 1922⠳1927 estudante na bauhaus weimar e dessau. 1922–1927 Estudante na Bauhaus Weimar e Dessau. Disponível em: https://www.bauhauskooperation.com/knowledge/the-bauhaus/people/biography/1208/. Acesso em: 28 set. 2022.

ANJA BAUMHOFF. The Architectural Review. Alma Siedhoff-Buscher (1899–1944). Disponível em: https://www.architectural-review.com/essays/reputations/alma-siedhoff-buscher-1899-1944. Acesso em: 28 set. 2022.

USA, Germany In. Mulheres da Bauhaus: Alma Siedhoff-Buscher (1899 –1944). Disponível em: https://germanyinusa.com/2019/03/29/women-of-the-bauhaus-alma-siedhoff-buscher-1899-1944/. Acesso em: 30 set. 2022.

AMARO, Migue. Die Wurfpuppen (Muñecas para lanzar). Disponível em: https://bauhauseso.blogspot.com/2020/07/die-wurfpuppen.html. Acesso em: 30 set. 2022.

CASACOR. 10 mulheres da escola Bauhaus que reformularam o design contemporâneo. Disponível em: https://casacor.abril.com.br/design/mulheres-da-escola-bauhaus/. Acesso em: 20 out. 2022.

WITTGENSTEIN, Siegen. 20 bedeutende Persönlichkeiten aus Siegen-Wittgenstein Folge 5: “Alma Siedhoff-Buscher”, Bauhaus-Designerin (1899 – 1944). Disponível em: https://www.siegen-wittgenstein.de/index.php?La=1&object=tx,2170.1166.1&kat=&kuo=2&sub=0&NavID=2170.177.1. Acesso em: 20 out. 2022.

ZEITUNG, Sueddeusche. Freies Spielen. 2019. Disponível em: https://www.sueddeutsche.de/kultur/bau-spiel-haus-nuernberg-neues-museum-bauhaus-spielzeug-rezension-1.4394549. Acesso em: 20 out. 2022.

MOVEMENT, Bauhaus. Bauhaus Bauspiel. Disponível em: https://shop.bauhaus-movement.com/bauhaus-bauspiel. Acesso em: 01 nov. 2022.

BRINQUEDOS, Lume. O que são os Brinquedos Montessorianos? 2021. Disponível em: https://blog.lumebrinquedos.com.br/o-que-sao-os-brinquedos-montessorianos/. Acesso em: 01 nov. 2022.

XX, Moderno. Kinderspielkästen / Caixas de jogos para crianças. Disponível em: http://www.modern-xx.com/alles/varia/00129/index.html. Acesso em: 01 nov. 2022.

WIKIPEDIA. Alma Siedhoff-Buscher. Disponível em: https://no.wikipedia.org/wiki/Alma_Siedhoff-Buscher. Acesso em: 01 nov. 2022.

RKD. Alma Siedhoff-Buscher Dresser. Disponível em: https://rkd.nl/en/explore/images/216907. Acesso em: 01 nov. 2022.

Conteúdo produzido por estudantes Anna Flora Fontana Saul (@ann_.aff), Lenís Paola Sary (@lenissary_art) e Letícia Paterno Ribeiro (@leh_paterno) para a atividade "As mulheres na história do design" realizada na disciplina Teoria do Design 1 (Curso de Bacharelado em Design), no segundo semestre de 2022, sob orientação da profa. Lindsay Cresto 
Você também pode gostar