Clara Driscoll

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série as mulheres na história do design

Clara Pierce Wolcott nasceu em 15 de dezembro de 1861, em Ohio, Estados Unidos da América. Era a filha mais velha de Elizur V. Wolcott e Fannie Pierce. Ela perdeu o pai aos 12 anos de idade. Incomum para a época, foi incentivada a buscar uma educação superior, junto com as três irmãs mais novas. Clara mostrou um certo talento e interesse pela arte desde pequena e, depois de frequentar a Western Reserve School of Design for Women (agora Cleveland Institute of Art) e trabalhar para um fabricante de móveis local, mudou-se para Nova York e matriculou-se na então Metropolitan Museum Art School.

Clara encarnou o que ficou conhecido como “nova mulher” ou “garota moderna”, termos adotados no período progressista (1880-1920) como forma de identificar mulheres que participavam ativamente da vida moderna e urbana. 

Quando Clara tinha 27 anos foi contratada por Louis Comfort Tiffany para trabalhar na Tiffany Glass Company (mais tarde conhecida como Tiffany Studios) em 1888. Ela trabalhou nesta companhia por mais de 20 anos, projetando luminárias e artigos de luxo, bem como supervisionando o Departamento de Corte de Vidro Feminino. Na época, mulheres noivas ou casadas não tinham permissão para trabalhar na empresa, então Clara precisou deixar seu emprego devido ao casamento em 1889. Depois que o primeiro marido, Francis Driscoll, morreu em 1892, ela voltou a trabalhar na Tiffany. Ela permaneceu na Tiffany Studios até seu casamento com Edward A. Booth em 1909. Enquanto estava na Tiffany, Clara trabalhou em estreita colaboração com várias outras “Tiffany Girls” , como eram conhecidas as mulheres trabalhadoras da Tiffany Company

Clara coordenou o departamento feminino de Corte de Vidro da Tiffany Studios em Nova York. Usando padrões criados a partir dos desenhos originais, as mulheres selecionavam e cortavam o vidro para ser usado nas famosas luminárias da empresa. As mulheres executavam quase todas as etapas do processo, exceto a soldagem, que era feita por um departamento composto por homens, pois somente eles tinham permissão para trabalhar com ferramentas de aquecimento. Clara Driscoll tornou-se também uma das mulheres mais bem pagas de seu tempo, recebendo cerca de US$10.000 ao ano.

Luminária criada por Clara Driscoll para a Tiffany.

Clara projetou mais de trinta lâmpadas Tiffany produzidas pela Tiffany Studios, entre elas Wisteria, Dragonfly, Peony e, segundo todos os relatos, sua primeira lâmpada, a Daffodil, além de alguns vitrais. O abajur Wisteria antigamente era conhecido apenas como sendo uma peça da Tiffany, porém, é um dos projetos mais importantes da Clara, e atualmente existe uma grande demanda por imitações deste item, como os produtos da Home Depot por exemplo. 

A Dragonfly Lamp é seu produto mais famoso. O projeto iniciou em 1899 e o maior destaque está  na forma como os vidros foram posicionados e a escolha de cores do produto. A luminária Dragonfly, é tão famosa que uma peça do colecionador Andrew Carnegie foi vendida por cerca de US$2,1 milhões na Sotheby’s de Nova York, em 2015. 

Luminárias desenvolvidas por Clara Driscoll

Uma coleção de cartas de Clara Driscoll, descoberta em 2005, confirmou que as luminárias foram projetadas e executadas por ela junto com as “Tiffany Girls”. As “Tiffany Girls” criaram muitas  luminárias que foram atribuídas a Louis Comfort Tiffany e a sua equipe formada por homens. Clara também projetava as bases dos abajures e foi responsável por criar a base Arrowheads, feita de madeira, acompanhava os vitrais de seus produtos. Vários trabalhos de Clara fizeram parte de exposições em museus, como o Reading Public Museum.  

Na época em que Clara Driscoll começou a trabalhar em seus projetos, o mundo estava passando por uma reformulação no design. Com os consumidores cansados de poucas opções de luminárias e artigos de pouca qualidade, as empresas começaram a investir na diversidade de produtos. Assim, designers criativas como Clara eram de muita importância.

O apagamento na História do Design deve-se ao machismo da Tiffany Company e também ao fato de que as fábricas eram espaços predominantemente masculinos, então as empresas omitiam a participação e o trabalho das mulheres para não “desvalorizar sua imagem” para seus compradores. Apesar disso, Clara Driscoll contribuiu fortemente para a inclusão de novas mulheres no mercado de trabalho.

Clara faleceu nos EUA em 1944, porém, sua trajetória foi tema de pesquisas nos últimos anos, como o A new light on Tiffany: Clara Driscoll and the Tiffany Girls (2007) que reúne informações sobre sua carreira e os processos de fabricação das luminárias na Tiffany.

Referências

Referências 

CLEVELAND MUSEUM OF ART. The Women of Tiffany Studios: Clara Wolcott Driscoll Made Visible. 21/02/2020. Disponível em: https://medium.com/cma-thinker/the-women-of-tiffany-studios-clara-wolcott-driscoll -made-visible-5d67ecbb4341 . Acesso em: 14 de agosto de 2023. 

FIELL, CHARLOTTE; FIELL, CLEMENTINE.  Women in Design: from Aino Aalto to Eva Zeisel. Inglaterra: Laurence King, 2019.

LOUIE, Elaine. Overlooked No More: Clara Driscoll, Designer of Visions in Glass for Tiffany. The New York Times. 23/02/2023. Disponível em: 

https://www.nytimes.com/2023/02/23/obituaries/clara-driscoll-overlooked.html . Acesso em: 14 de agosto de 2023. 

Trabalho desenvolvido por Giovana Zacchi, Monique Alessandra de Jesus, Nicolly dos Santos e Santhiago Sebastião de Souza Rosa, estudantes do curso de Bacharelado em Design da UTFPR, na disciplina de Teoria do Design 1, com revisão de Lindsay Cresto. 
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