Colette Boccara foi uma arquiteta, ceramista e designer nascida em 1921. Apesar de ter nascido em Paris, seus principais trabalhos foram feitos na Argentina. Colette estudou arquitetura na Faculdade de Ciências Exatas de Buenos Aires, curso onde a presença de mulheres era mínima.
Durante seu período universitário, realizou diversos projetos arquitetônicos importantes em parceria com outros estudantes, como o Aeroporto Internacional de Buenos Aires. Apesar de seu amor pela arquitetura, foi em 1948, ao ingressar no curso de cerâmica na Universidade Nacional de Cuyo, que Boccara descobriu o grés vermelho, material utilizado em suas principais criações na Colbo (empresa construída em sua casa-oficina).
César Janello era marido de Colette e realizou alguns trabalhos com ela porém, para a historiografia argentina, é detentor exclusivo da maioria dos créditos de diversos trabalhos onde a participação da esposa foi crucial. A invisibilidade de Colette demonstra-se pela falta de registros históricos e protagonismo em diversas obras, assim como sua falta de reconhecimento na arquitetura argentina.
Seminário desenvolvido por:
Aline Taynara Sobrinho @alitaynara
Isabela De Fatima Weber @isa_weber_
Luana Beatriz De Abreu @luana_btrz
Maria Eugenia Nery De Carvalho @mneryc
Disciplina: Teoria e História do Design 2
Curso: Tecnologia em Design Gráfico – UTFPR
Docente: Lindsay Cresto