Elmer Simms Campbell

0 Compartilhamentos
0
0
0
0
0

O cartunista e ilustrador Elmer Simms Campbell (1906-1971), nascido em St. Louis (Missouri), foi o primeiro artista comercial afro-americano a ser bem sucedido e contratado por uma revista de circulação nacional, a Esquire, quebrando barreiras durante um período de fortes conflitos raciais. Filho de professores, as aquarelas de sua mãe o inspiraram a praticar arte desde cedo. Campbell fora desencorajado a seguir o ramo de arte comercial, porém isso não o impediu de continuar. Durante a adolescência, Simms já criava cartuns para a revista semanal de seu colégio e participava de diversos concursos de cartuns.

Após o Ensino Médio, frequentou a Lewis Institute e a Art Institute of Chicago. Ele trabalhou como mensageiro de correios, garçom (onde costumava desenhar caricaturas dos clientes) e freelancer para a revista College Comics. Quando voltou para St. Louis em 1927, seus desenhos impressionaram o diretor da Triad Studios, recebendo, na ocasião, uma oferta de trabalho.
Dois anos depois, Campbell mudou-se para Nova Iorque, sendo reconhecido como um artista do Renascimento do Harlem (boom cultural alimentado pelo orgulho negro centrada no bairro de Harlem).

Dentre seus trabalhos do período podemos citar suas ilustrações em xilogravura para o livro “Popo and Fifina: Children of Haiti” e a ilustração “Night-Club Map of Harlem” feita para a revista Manhattan, cujo público era majoritariamente pessoas brancas das camadas médias. O mapa em questão aparenta retratar a próspera vida noturna do Harlem por meio da representação de locais e personalidades icônicas do bairro, mas também dá relevo para aspectos mais sombrios, dialogando com o período da Grande Depressão que afetou boa parte das camadas negras.

Ilustrações em xilogravura feitas para o livro “Popo and Fifina: Children of Haiti” lançado em 1932.
Ilustração “Night-Club Map of Harlem” (1932).

Simms ilustrava constantemente e escrevia artigos sobre o Harlem e a vida noturna novaiorquina. Ainda em Nova Iorque, ele frequentou a Academia Nacional de Desenho e a Liga de Estudantes de Arte de Nova Iorque e ao longo das décadas produziu ilustrações, pôsteres e campanhas publicitárias para revistas como Judge, Life, Cosmopolitan, The New Yorker, Warner Bros., Playboy, sendo sua participação mais marcante na revista masculina Esquire (1933).

Ilustrações feitas para as capas da revista The New Yorker, lançada em 3 de fevereiro de 1934, e para a Playboy, lançada em julho de 1969.


Nas palavras do próprio editor fundador da Esquire, as ilustrações coloridas de Campbell “catapultaram a circulação da revista desde o início”. Simms também foi creditado pela criação da mascote “Esky” da revista. Seguindo o conselho de Russell Patterson, cartunista estadunidense, para desenhar garotas, Campbell ficou conhecido por suas ilustrações em aquarela de mulheres brancas voluptuosas em estado de quase nudez, incluindo o “Harém de mulheres”. Durante seus anos na Esquire, Simms criou a personagem “Cuties” e sua série de cartuns humorísticos e satíricos. É dito que seus editores evitavam mencionar a cor da sua pele com o intuito de evitar a rejeição do público. Suas artes sempre estiveram presentes nas edições da Esquire até sua saída em 1958.

Trabalhos feitos para a Esquire; um protótipo da mascote da revista – sem data; capa para a edição lançada em outubro de 1955 (na qual inclui a mascote); ilustração Harem Girls “How d’ya spell ‘polygamy’?” – sem data; ilustração feita para a capa da edição lançada em fevereiro de 1947.
Capa do livro Cuties (coletânea da série Cuties de Campbell) – lançada em 1945; tira de banda de painel único da série Cuties – publicada em 2 de fevereiro de 1952 pela Syndicate.

Em 1957, Campbell mudou-se para a Suíça com a família, onde permaneceu até 1970. Simms morreu de câncer em 27 de janeiro de 1971 em White Plains (Nova Iorque).

Referências

  • DOOLEY, Michael. Insider Histories: Black Cartoonist E. Simms Campbell. 2015. Disponível em: <https://www.printmag.com/comics-animation-design/black-history-cartoonists-e-simms-campbell/>. Acesso em: 28.10.21.
  • FIKES, R. E. Simms Campbell (1906-1971). 2018. Disponível em: <https://www.blackpast.org/african-american-history/campbell-e-simms-1906-1971/>. Acesso em: 28.10.21.
  • ILLUSTRATION HISTORY. E. Simms Campbell. Disponível em: <https://www.illustrationhistory.org/artists/e-simms-campbell>. Acesso em: 28.10.21.
  • AMERICAN ART ARCHIVES E Simms Campbell. Disponível em: <http://www.americanartarchives.com/campbell,es.htm > Acesso em: 28.10.21.
  • MILLER, Greg. During Prohibition, Harlem Night Clubs Kept the Party Going. 2017. Disponível em: <https://www.nationalgeographic.com/culture/article/prohibition-harlem-night-clubs-maps> Acesso em: 29.10.21.
Texto elaborado pelos estudantes  Isabella Reifur, Sara Nagai e Tiago Toler.
Disciplina: História das Artes Gráficas (UTFPR).
Docente: Profa. Maureen Schaefer França.
Você também pode gostar