Thomas Miller

0 Compartilhamentos
0
0
0
0
0

Thomas H.E. Miller nasceu em 1920, quando a Ku Klux Klan marchava livremente pelas ruas de Bristol, Virgínia. Após retornar da Segunda Guerra, Miller se formou em 1950 pela Ray-Vogue College of Design, sendo o único estudante de pele escura, uma vez que a instituição limitava o número de alunos negros que podiam se matricular. Miller precisou se dedicar de maneira muito mais enfática do que os demais alunos brancos. Ele aprendeu técnicas que não eram necessárias no design comercial. “Eu precisava ser super qualificado […] porque queria estar preparado caso alguém me pedisse para fazer. Poderiam usar aquilo como desculpa para dizer que eu não estava preparado.” Ainda assim, Miller foi uma das poucas pessoas que se formou e não conseguiu um emprego.

Algum tempo depois, Miller finalmente foi contratado como designer para atuar no estúdio Goldsholl Associates, cujos proprietários (os irmãos Morton e Millie) seguiam a filosofia do design socialmente igualitário. Miller permaneceu na Goldsholl – um dos melhores estúdios de design de Chicago – por mais de 30 anos até se aposentar. No mercado de trabalho, Miller vivenciou o racismo quando ouviu de um colega: “Você é muito talentoso, pena que seja tão escuro”. Uma oferta em Nova Iorque restringia sua contratação à condição de que ele trabalhasse longe da vista dos clientes. Embora tenha sido responsável por projetos reconhecidos e recebido diversos prêmios ao longo da carreira, Miller não obteve visibilidade. O designer participou de criações para grandes corporações, realizando design de marcas, embalagens, stop-motion, exposições e animação.

Miller participou da reformulação da marca da Motorola; em 1961, como designer-chefe, foi responsável pelo redesign de marca e design de embalagens da 7Up; em 1976 foi um entusiasta da experimentação no design gráfico e na produção de vídeos.

A carreira do designer é descrita como revolucionária, tendo atuado na reformulação de diversos campos do design gráfico: design de marcas, embalagens, animação e exposição. Sua área de atuação majoritária foi o design comercial, embora ainda se ocupasse de outras paixões como pintura a óleo e monotipos.

Para Miller, a reconstrução do mundo passava pela reconstrução da própria estética do design. Quando se aposentou da Goldsholl, ele se voltou para as artes e para o ativismo pró-direitos civis. Um dos seus projetos mais conhecidos são os mosaicos do DuSable Museum of African-American History, que retratam os oito fundadores do museu. Thomas Miller faleceu aos 91 anos, em 2012, na cidade de Chicago.

Referências

  • 13 AFRICAN AMERICAN GRAPHIC DESIGNERS YOU SHOULD KNOW, PART 1. Laughton Creatves, 2015. Disponível em:
  • <https://laughtoncreatves.com/13-african-american-graphic-designers-know-part-1/>.
  • 5 Black Graphic Designers Who Paved the Way for Black Designers of Today. Start it Up, 2021. Disponível em:
  • <https://medium.com/swlh/5-black-influential-graphic-designers-that-paved-the-way-for-black-designe rs-of-today-ce54a82756b6>.
  • Design Inspirations: Thomas Miller. Soulful Design, 2012. Disponível em:
  • <https://soulfuldesign.wordpress.com/2012/02/14/design-inspirations-thomas-miller/>.
  • Facts about Thomas Miller. askART, s.d. Disponível em:
  • <https://www.askart.com/artist/Thomas_Miller/11215691/Thomas_Miller.aspx>.
  • Past and present: Influential Black graphic designers and brand experts you should know about. RENÉÉ, Karla, 2010. Disponível em:
  • <https://www.lucidpress.com/blog/8-black-branding-design-experts-to-follow>.
  • The Pioneering Career of Thomas Miller, Whose Work Shaped the Design Profession. Aiga Eye on Design, s.d. Disponível em:
  • <https://eyeondesign.aiga.org/the-pioneering-work-of-thomas-miller-a-leader-among-black-designers>.
  • Thomas Miller. The History Makers, 2003. Disponível em:
  • <https://www.thehistorymakers.org/biography/thomas-miller-39>.
Conteúdo produzido pelos estudantes Jessica Fontes (@vespablues), Luiz Miguel (@luiz_ossuna), Juliana Destefani (@ladyy_macabre) e Pedro Bernardi (@gamepredo)
Disciplina: História das Artes Gráficas
Docente: Maureen Schaefer França
Você também pode gostar