Felix Beltran (1938-), designer cubano

0 Compartilhamentos
0
0
0
0
0

Felix Beltran é um designer cubano-mexicano nascido no ano de 1938, em Havana.  Nascido em uma família pobre, Beltran tinhavontade de estudar psiquiatria. No entanto, após mostrar seus desenhos para McCann Erickson, uma agência internacional de publicidade, recebeu a proposta para se tornar assistente de diretor de arte. Lá, teve seu primeiro contato com livros de referências da área e pessoas de vários países que haviam estudado,  principalmente, pintura.

Beltran possui uma extensa vida acadêmica, tendo sido esta viabilizada em parte por meio de bolsas de estudo. Mudou-se para os Estados Unidos em 1956 e se formou na School of Visual Arts em Nova Iorque. Ainda na mesma cidade, Beltran estudou na American Art School, na Art Students League, na New School for Social Research e na Graphic Art Center-Pratt Institute. No período entre 1965 e 1966, ele frequentou o Círculo de Belas Artes em Madrid. Além disso, Beltran possui doutorado em design pela Internacional University Foundation, instituição localizada em Delaware. Ele também chegou a lecionar na Autonomous Metropolitan University no México e a publicar 4 livros, tendo sido incluído em inúmeras publicações por seus trabalhos.

Em 1962, Felix retornou para Cuba. Junto com outros designers da ilha, ele pôs seu trabalho (principalmente, cartazes) a serviço da Revolução Cubana, sendo admitido nos escritórios do governo. Encarregou-se da publicidade do Partido Comunista. Não obstante, também atuou como professor de design gráfico e desenho industrial um ano após seu retorno.

O trabalho de Felix Beltran evidencia as influências do modernismo estadunidense das décadas de 1950 e 60. Seus projetos, inspirados na arte concreta, abarcam por vezes a abstração geométrica. Além disso, seus projetos são carregados com cores impactantes e com formas simples e sintéticas, o que considera parte essencial do processo de comunicação. 

O contato que teve com outros designers e teóricos, ao longo de sua formação, também marcaram seu trabalho como: Herbert Matter, um dos pioneiros da fotomontagem, e Theodor Adorno, Herbert Marcuse e Erich Fromm, marxistas especializados em sociologia e comunicação. Nesta perspectiva, seus cartazes são marcados pelo foco na tipografia, pela perspectiva social do projeto  (pensando no público a que ela se dirige) e por aquilo que considera o mais importante em um projeto: a comunicação.

REFERÊNCIAS

https://www.experimenta.es/noticias/grafica-y-comunicacion/maestros-del diseno-en-america-latina-felix-beltran-mexico-cuba/

https://www.artnexus.com/en/magazines/article-magazineartnexus/5d63397190cc21cf7c0a169a/68/felix-beltran

https://www.crehana.com/pt/blog/diseno-grafico/felix-beltran-diseno-grafico/

https://www.disgraficolatinoamericano.com/disentildeadores/felix-beltran convierte-el-cartel-en-icono-cuba

Conteúdo produzido pelu alune Alexite Vassallo Weidlich para a atividade "Design Gráfico na América Latina", realizada na disciplina de Teoria & História do Design 2 (Curso de Tecnologia em Design Gráfico), no primeiro semestre de 2021, sob orientação da profa. Maureen Schaefer França
Você também pode gostar