Florence Knoll Bassett

0 Compartilhamentos
0
0
0
0
0

Florence Marguerite Schust (‘Shu”), nasceu nos Estados Unidos, na cidade de Saginaw, Michigan, no dia 24 de maio de 1917 e faleceu em Coral Gables, Flórida, aos 101 anos. Durante sua vida profissional como arquiteta, designer e empreendedora, Knoll revolucionou o estilo de vida e de trabalho, desenvolvendo designs de ambientes com conceitos abertos, unindo casa e escritório. Sua marca registrada é modernidade e inovação: não apenas decorava espaços, também criava ambientes com a máxima eficiência.

No início de sua vida perdeu o pai quando tinha 5 anos e a mãe aos 12, ficando sob os cuidados de sua guardiã legal Emile Tessin, que a matriculou na escola interna Kingswood, em Michigan. Foi orientada pela diretora de arte da escola, Rachel de Wolfe Raseman, e juntas fizeram o projeto de design para a integração de um ambiente interno com um externo. Este projeto despertou seu interesse pela arquitetura e a fez ser notada pelo arquiteto e presidente da Academia de Artes de Cranbrook, Eliel Saarinen, do qual ficou muito próxima: passava férias na casa da família na Finlândia e fez amizade com seu filho, Eero, que compartilhou seus conhecimentos de design e arquitetura. 

A experiência em Kingswood foi de extrema importância para a notoriedade dos trabalhos, técnicas e estilos que Florence desenvolveu, além dos contatos que criou com alguns dos melhores profissionais da arquitetura da década de 1920. Posteriormente, estudou no Departamento de Arquitetura de Cranbrook e planejamento urbano na Universidade Columbia. 

Em 1936, retornou a Michigan para dar continuidade aos estudos de arquitetura em Cranbrook, onde fez experimentações para a fabricação de móveis com Eero Saarinen e Charles Eames. Também, se interessou pela Associação Arquitetônica de Londres, onde focou no trabalho feito em estúdios.

Florence mudou-se para Massachusetts, para trabalhar com Walter Gropius e Marcel Breuer, fundador e ex-aluno e mestre da Bauhaus, respectivamente. Antes de terminar a graduação, matriculou-se no Instituto de Tecnologia de Illinois, sob orientação de Mies Van Der Rohe, ex-diretor da Bauhaus e em 1941 recebeu o diploma de bacharelado em arquitetura. 

Em 1940, casou com o alemão Hans Knoll e tornou-se parceira de sua empresa americana Knoll Associates, líder na fabricação de produtos de escritório, sistemas de armazenamento, mesas , escrivaninhas, móveis de assento, têxteis e acessórios para casas e ambientes de trabalho. Florence se profissionalizou no design de interiores e combateu os estereótipos de gênero relacionados à decoração como finalidade da estética.

A Knoll definiu o padrão dos interiores corporativos do pós-guerra e ganhou destaque pelo chamado “design total”, que valorizava espaços de trabalho abertos, integrando a iluminação e os móveis a um ambiente arquitetônico moderno. 

Em 1945 fundou o estúdio de design de interiores chamado Knoll Planning Unit, onde ela criava os móveis e planejava a sala inteira, desenvolvendo diversos showrooms (salas de exibição), feitos inteiramente de produtos Knoll. Em suas palavras: “A Planning Unit existiu por conta do meu passado em arquitetura… Foi a primeira empresa de móveis a ter um departamento de planejamento”. Além disso, projetou diversos escritórios corporativos das maiores empresas norte-americanas, como IBM, GM, CBS e Seagram’s. 

Florence trouxe grandes nomes do design para a empresa, incluindo seus ex-colegas de classe Eero Saarinen e Harry Bertoia, que criaram algumas das peças divisoras de águas do período, como as cadeiras Tulip, Womb e Bertoia Diamond. E contribuiu com seus próprios designs que, segundo o site Knoll, ela descrevia como “carne e batatas” comparado com o trabalho de seus colegas. Uma vez ela disse: “Não sou uma designer de móveis, nunca sentei e projetei móveis. Eu projetei peças de preenchimento que ninguém mais estava fazendo. Projetei sofás porque ninguém mais estava projetando sofás.” Atualmente, o Sofá Florence Knoll é descrito como “o sofá perfeito”. 

Em 1946, a Unidade de Planejamento foi integrada à empresa por Florence para sustentar os projetos de interiores. Após a morte do marido em 1955, Florence liderou a empresa no cargo de presidente até 1960, quando decidiu focar em desenvolvimento e design. 

Sua coleção Lounge, projetada em 1954, atesta esse discreto comprometimento com qualidade. Elegantemente equilibrados em uma estrutura de metal, as Lounge Chairs, Settee, Sofa, deixam claro o perfil geométrico celebrado nos princípios da Bauhaus de design racional.

Foi muito premiada e honrada. Ganhou duas vezes (1950 e 1953) o ” Good Design Award” do Museu de Arte Moderna (MoMA), de Nova York, o prêmio do Instituto Americano de Decoradores em 1954 e foi a primeira mulher a receber a medalha de ouro pelo Design Industrial do Instituto Americano de Arquitetura, em 1961, entre outras 5 premiações. Recebeu o título de doutora honorária de três universidades dos Estados Unidos. 

Referências

Knoll. Knoll Designer Bios: Florence Knoll. Knoll, 2022. Disponível em: https://www.knoll.com/designer/Florence-Knoll. Acesso em: nov de 2022.

DEAMER, P. Pioneering Women of American Architecture: Florence Knoll Bassett. Beverly Willis Architecture Foundation, 2022. Disponível em: https://pioneeringwomen.bwaf.org/florence-knoll-bassett/. Acesso em: nov de 2022.

Cranbrook Art Museum. Florence Knoll Bassett. Cranbrook Art Museum, 2022. Disponível em: https://cranbrookartmuseum.org/artwork/florence-knoll-bassett-armchair/. Acesso em: nov de 2022.

Knoll. Celebrating a  century of Florence Knoll: introducing new products inspired by the Florence Knoll archive. Knoll, 2022. Disponível em: https://www.knoll.com/knollnewsdetail/introducing-florence-knoll-centennial-designs. Acesso em nov de 2022.

MoMA. MoMA, 2022. Disponível em: https://www.moma.org/. Acesso em nov de 2022.

Viva Decora. Le Corbusier: a biografia de um dos mais importantes arquitetos do século XX. Viva Decora, 2019. Disponível em: https://www.vivadecora.com.br/pro/le-corbusier/. Acesso em nov de 2022.

Ambiente Direct. Charles Eames. Ambiente Direct, 2022. Disponível em: https://www.ambientedirect.com/en/designers/charles-eames. Acesso em nov de 2022.

Cranbrook Center for Collections and Research. Kingswood school for girls. Cranbrook Center for Collections and Research, 2022. Disponível em: https://center.cranbrook.edu/discover/places-cranbrook/kingswood-school-girls. Acesso em nov de 2022.

BAGGIO, V. Mies van der Rohe: biografia e obras. Live, 2022. Disponível em: https://live.apto.vc/mies-van-der-rohe/. Acesso em nov de 2022. 

Conteúdo produzido por estudantes Gabriela Simão (@gabiisimao), Laura Munin (@lauraxmunin), Breno Sgarbi Tagliari (zane.the.gt) e Nathália Meira Haach (@meiranathi) para a atividade "As mulheres na história do design" realizada na disciplina Teoria do Design 1 (Curso de Bacharelado em Design), no segundo semestre de 2022, sob orientação da profa. Lindsay Cresto 
Você também pode gostar