Geraldo de Barros

0 Compartilhamentos
0
0
0
0
0

série design brasileiro

Por Eduarda Boer Gomes, Fernanda Severo dos Santos, Miriã Katheleen Conceição, Raquel Casagrande Segala, Theresa Raquel Dircksen

Geraldo de Barros foi designer, fotógrafo e pintor nascido em 1923, na cidade de Chavantes, São Paulo. Aos 22 anos iniciou seus estudos em desenho e pintura na Associação Paulista de Belas Artes de São Paulo, mas aos poucos foi entrando no universo da abstração. Seu primeiro trabalho de destaque foi a exposição Fotoforma, série de fotografias abstratas. Em 1952, participou com 6 outros artistas do surgimento do grupo Ruptura, iniciado em uma exposição MAM-SP e que marcou o início da Arte Concreta no Brasil. 

Em 1954, Geraldo fundou a Unilabor, uma fábrica de móveis cujos projetos eram desenvolvidos por ele próprio e fazia parte do projeto Comunidade de Trabalho Unilabor. Os móveis desenvolvidos na fábrica obedeciam aos conceitos construtivistas e seu principal destaque foram as estantes de estrutura modular. O projeto foi encerrado em 1967. Enquanto a Unilabor estava em funcionamento, Geraldo de Barros fundou a forminform com três outros designers, estúdio que ficou conhecido como precursor dos estúdios de design no país. 

Com outro modelo de produção, em 1968 surge a Hobjeto, segunda fábrica de móveis comandada por Geraldo que teve como principal característica o uso da fórmica no mobiliário. O designer ficou na fábrica até sua aposentadoria em 1989, já debilitado por ter tido uma série de AVCs. Seu último trabalho foi a série de fotografias Sobras, onde contou com ajuda de uma assistente. Geraldo faleceu em 1998, na cidade de São Paulo. 

Referências

CARDOSO, Rafael. Uma Introdução à História do Design. São Paulo: Edgard Blücher, 2004.

MELO, Francisco Inacio Scaramelli Homem de. O design gráfico brasileiro: anos 60. [S.l: s.n.], 2006. 

GERALDO de Barros. [S. l.], 2013. Disponível em: https://www.geraldodebarros.com/main. Acesso em: 27 mai. 2022. 

RUPTURA e o grupo: abstração e arte concreta, 70 anos. [S. l.]: Museu de Arte Moderna de São Paulo, 2022. Disponível em: https://mam.org.br/exposicao/ruptura-e-o-grupo/. Acesso em: 27 jun. 2022. 

GRUPO RUPTURA E A ASCENSÃO DO CONCRETISMO NO BRASIL. [S. l.]: Agência Papoca, 4 jun. 2019. Disponível em: https://laart.art.br/blog/grupo-ruptura/. Acesso em: 27 maio 2022. 

A ALMA concretista de Geraldo de Barros na arte e no design. [S. l.]: Nádia Simonelli e Casa Cláudia, 15 jul. 2013. Disponível em: https://casaclaudia.abril.com.br/moveis-acessorios/a-alma-concretista-de-geraldo-de-barros -na-arte-e-no-design/. Acesso em: 27 maio 2022.

Você também pode gostar