Margaret Macdonald Mackintosh (1864-1933) nasceu na Inglaterra, mas viveu a maioria de sua vida na Escócia. Com sua irmã, Frances, elas foram umas das primeiras mulheres a ingressar na Glasgow School of Art. Lá, conheceram seus maridos e juntos formaram o grupo “The Four”, que liderou o Glasgow Style com suas obras de materiais diversos como gesso, metal, tecido, aquarela, etc.
![](https://i0.wp.com/teoriadodesign.com/wp/wp-content/uploads/2022/02/191941275_506608474087962_8135604563091074974_n-1.jpg?resize=1024%2C1024&ssl=1)
As obras de Margaret foram marcadas pelo interesse numa carreira promissora no meio do design de interiores. Suas principais obras foram: “The Heart of the Rose”, “The Mysterious Garden”, “La Mort Parfumée” e “The Legend of the Blackthorn”.
![](https://i0.wp.com/teoriadodesign.com/wp/wp-content/uploads/2022/02/191775864_217190443326636_998601086551388451_n.jpg?resize=1024%2C1024&ssl=1)
![](https://i0.wp.com/teoriadodesign.com/wp/wp-content/uploads/2022/02/193391674_125467209587988_7289446469993810647_n.jpg?resize=1024%2C1024&ssl=1)
A história manteve o Glasgow Style e suas dezenas de artistas nas sombras, com exceção de Charles Mackintosh. Margaret, então, foi ofuscada por comparação, sendo muitas vezes referida apenas como esposa do artista e não mencionada com o seu próprio mérito. Apesar disso, Charles sempre deixou claro o quanto ela era genial: “Margaret tem genialidade, eu tenho somente talento”.
Seminário por:
Beatriz Taborda, Fernando Felinto e Ludmilla Assato
Eliz Helena, Bruna Frizon, Matheus Inuyama, Lucas Dorneles
Disciplina: Teoria e História do Design 1
Curso: Tecnologia em Design Gráfico – UTFPR
Docente: Lindsay Cresto