Marie Neurath (1898-1986), foi uma designer, cientista social e autora, que fez parte da equipe que desenvolveu uma linguagem pictográfica simplificada, o Método de Estatística Pictórica de Viena. Depois de algumas pesquisas, Marie trouxe a ideia do nome Isotype, uma sigla internacional que ficou conhecida pelo sistema de pictogramas.
Marie fez com que dados pudessem ser mais legíveis e compreensíveis por meio de representações gráficas claras e envolventes, para democratizar informações.
A equipe de Marie produziu mais de 80 livros infantis sobre diversos assuntos como tecnologia, biologia, física e outros. Entre seus trabalhos é possível destacar títulos como “If you could see inside”, “The Wonder World of Nature”, “Wonders of the Modern World” e outros.
Apesar de seu grande envolvimento na evolução do design de informação, a invisibilidade no trabalho de Marie é notável ao pesquisar sobre Isotype, pois os resultados são relacionados ao nome do marido, Otto Neurath e demais informações são escassas.
Seminário desenvolvido por: Gabriela Nunes, Lucielli Trevizan e Nayra Chela.
Disciplina: Teoria e História do Design 1
Curso: Tecnologia em Design Gráfico, UTFPR
Docente: Lindsay Cresto