Mulheres entre costuras & resíduos têxteis: entrelaçamentos do cuidar e educar

0 Compartilhamentos
0
0
0
0
0

<Dicas de Leitura de Textos Acadêmicos>

Título da dissertação de mestrado: Mulheres entre costuras & resíduos têxteis: entrelaçamentos do cuidar e educar

Ano: 2023

Programa de Pós-Graduação em Têxtil e Moda - Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP).

Autora: Lucilene Mizue Hidaka

Bolsa: Capes

Orientadora: Francisca Dantas Mendes

Coorientadora: Maria Aparecida Gobbi

Link: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/100/100133/tde-02082023-181017/pt-br.php

Resumo: O presente trabalho de pesquisa tem como objetivo compreender quais as formas de educar e de cuidar pela costura, para mulheres no ato comunitário. O campo de estudo é um projeto social localizado em Paraisópolis, na cidade de São Paulo, que ensina a costura para as mulheres em situação de vulnerabilidade social. A estratégia do projeto consiste em gerar renda com a produção e venda de roupas e acessórios feitos com upcycling de resíduos têxteis pós-consumo. Observe-se, então, que esta pesquisa considerou as narrativas das mulheres como agentes históricos junto à reprodução social e às questões relacionadas ao cuidado cotidiano para a sustentabilidade, especificamente com a prática do reaproveitamento de resíduos têxteis pós-consumo. Com o apoio da pesquisa bibliográfica e documental, e da interseccionalidade de gênero, raça e classe como lentes de análise, foi possível verificar como, ao longo da história, o patriarcado construiu os papéis sociais das diversas formas de ser mulher, conduzindo-as para a costura e trabalhos manuais têxteis, por serem atividades que podem ser realizadas concomitantemente ao trabalho doméstico e ao cuidado com os filhos e familiares. Finalmente, o trabalho de campo permitiu a problematização das dinâmicas presentes nas entrelinhas e entrelaçamentos do educar, do cuidar e do costurar entre mulheres. Trabalhos estes, que de certa maneira, permitem autonomia financeira, formação de redes de apoio e maior presença com os filhos, mas que precisam ser reconhecidos simbólica e economicamente pela sociedade.

Palavras-chave: Costureiras. Histórias das mulheres. Interseccionalidade. Reprodução social. Upcycling de resíduos têxteis pós-consumo.

Sobre a autora: Luci Hidaka (@hidaka_upcycling) é doutoranda em Design (FAUD/USP), mestra em Têxtil e Moda (EACH/USP), graduada em Design Gráfico (FAAC/UNESP) e possui licenciatura em Artes Visuais (UniBF). Luci é docente na graduação de design e de moda do Instituto Europeo de Design e na pós-graduação de Moda e Sustentabilidade, da faculdade Belas Artes. Também facilita cursos de upcycling, design e moda para a sustentabilidade e pesquisa histórias das mulheres, mundo do trabalho, hacktivismos, upcycling de resíduos têxteis.

Você também pode gostar