Série design brasileiro
Por Laise Abrão e Vitória Vesentin
Zanini de Zanine é um designer brasileiro contemporâneo, e bem como diz seu nome, ele é o quinto filho do arquiteto e moveleiro José Zanine Caldas (1919-2001) e da cineasta Fernanda Borges. Nascido em 1978, na cidade do Rio de Janeiro, Zanini cresceu em contato direto com o meio da arte e cultura devido aos círculos de amizades de seus pais. E foi a partir dessas vivências e observando de perto os projetos de seu pai, ingressou na faculdade de Desenho Industrial na PUC-RJ e, mais tarde, estagiou no escritório de Sergio Rodrigues, outro grande nome do design nacional. Após se formar, em 2002, passou a trabalhar de forma autônoma, bancando seus próprios projetos.
Apesar de ter o sobrenome de peso, o designer afirma que foi um período muito difícil, pois não era tão fácil colocar seu produto em lojas ou marcas. Por conta disso, viu nos concursos de design uma boa fonte de projeção. Começou a ganhar diversos prêmios e reconhecimento e, assim, passou a ser chamado para trabalhar com marcas brasileiras e estrangeiras, como a italiana Cappellini em 2010.
Sempre fazendo uma exaltação do trabalho do seu pai e resgatando os valores que aprendeu com suas maiores influências, a obra de Zanini é caracterizada por transformar peças de demolição em móveis de madeira maciça e, como também, por utilizar outros materiais para esculpir artesanalmente conceitos de durabilidade, valorização da cultura nacional e sustentabilidade.