Marta Granados – arquiteta, artista e designer colombiana

0 Compartilhamentos
0
0
0
0
0

Marta Granados – nascida na cidade de Duitama, em 1943 – é uma arquiteta, artista e designer colombiana. Provavelmente ,  Marta é uma das mulheres mais proeminentes do design gráfico colombiano.

Marta realizou estudos em desenho arquitetônico na Universidade Javeriana como também em Design na Universidade Los Andes, ambas em Bogotá. Mais tarde, ela deu continuidade aos seus estudos na École Nationale Supérieure  des Arts Décoratifs, em Paris, e na Saint Martins School of Arts, em Londres.

Marta se agarrou na possibilidade de construir referências para identidade visual colombiana, produzindo um estilo único de design que conquistou reconhecimento por meio de várias exposições realizadas em grandes museus nacionais e internacionais. A designer acredita que a “criatividade dirigida e progressiva” são fundamentais para suas práticas de criação. Para ela, muito além de um ofício, design também é a memória visual de um país, ferramenta para a criação de uma cultura material que permanece no tempo. Seu trabalho é guiado por práticas de reflexão, pausa   e muito trabalho em oficina.

A designer realiza projetos carregados de geometria e formas orgânicas, utilizando-se de muitas cores. Ela produziu cartazes para o Ministério das Relações Exteriores da Colômbia a partir das cores da bandeira do país, representando a força do povo colombiano por meio da ilustração de uma figura humana robusta e dinâmica. Também produziu outros cartazes com ilustrações com formatos mais orgânicos, dando visibilidade à fauna e à flora colombiana. Também foi responsável pela criação do cartaz da 23ªBienal Internacional de Cartazes, realizada em 2012, empregando cores que, novamente, remetem à bandeira colombiana.

Marta sente a necessidade de que as peças gráficas também desempenhem funções sociais. No que diz respeito à incorporação de  novas tecnologias e novas possibilidades de projetar, a colombiana afirma que o design  deve se afastar da improvisação à medida que se apoia na reflexão, além de acreditar que a mente criativa  não pode ser substituída por nenhum sistema técnico atual.

Para finalizar, Marta nos deixa uma reflexão: “Cria-se projetando e projeta-se criando”, nos trazendo pensamentos a respeito de nossas responsabilidades, nosso cotidiano e as consequências, boas ou não, daquilo que somos  capazes de criar, sonhar e projetar.

REFERÊNCIAS

https://posterswithoutborders.com/Marta-Granados

https://www.experimenta.es/noticias/grafica-y-comunicacion/maestros-del-dis eno-en-america-latina-marta-granados-colombia/

https://www.disgraficolatinoamericano.com/disentildeadores/marta-granados

Conteúdo produzido pelos estudantes Otavio Henrique Vieira Alves, Thiago Miquelleto Tolotti, Rafael Oblasser de Lima e Daniela de Souza Gomes para a atividade "Design Gráfico na América Latina" da disciplina Teoria e História do Design 2 (Curso de Tecnologia em Design Gráfico), no primeiro semestre de 2021, sob orientação da profa. Maureen Schaefer França.
Você também pode gostar