Beatris Scomazzon

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Designer gráfica, engenheira civil, engenheira mecânica, arquiteta e urbanista e ainda especializada em arteterapia. Esses são alguns dos títulos acadêmicos que Beatris Scomazzon carrega em seu currículo. A brasileira, nascida em Carlos Barbosa em 1956, passou pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), para se formar nos cursos de Engenharia Civil, Engenharia Mecânica e Arquitetura e Urbanismo. Entre os anos de 1982 e 1983, Beatris se especializou em Engenharia Estrutural na École des Engenieurs de Marseille, na França. Retornou à UFRGS em 1986 para graduar-se como Mestre em Engenharia, Gestão da Construção. Voltou à Europa, em 1992, onde obteve o título de Mestre em Design Industrial pela Scuola Politecnica di Design, em Milão, Itália. Em 2008, retornou à UFRGS mais uma vez, agora para obter o Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo. Por fim, em 2017, Scomazzon especializou-se em Arteterapia pela Clínica POMAR/FAVI.  

Enquanto se especializava academicamente, Beatris Scomazzon fundou o escritório Scomazzon Design, em Porto Alegre, em 1994. Mais tarde, o escritório veio a se chamar ZON Design, mantendo o propósito de somar um bom design com os saberes da arquitetura e da engenharia. Ao longo dos anos, ZON tornou-se um escritório multidisciplinar que atende seus clientes de maneira a sempre apresentar inovações de modo metódico. Além disso, a ZON busca propor estratégias de design que produzam pensamentos inovadores e distinguir valores através de produtos e serviços. A ZON norteia seus trabalhos a partir das metodologias de Design Thinking, Design Service, Design de Experiência e Design de Interface. Beatris Scomazzon segue atuando como Gestora e Diretora de Criação da ZON, liderando a equipe multidisciplinar composta por designers na área de Design Gráfico, Design de Produto e Design de Sinalização. Devido à multidisciplinaridade da equipe ZON, o escritório oferece serviços variados, divididos em cinco grandes áreas: Design de Produto; Branding; Design Gráfico; Embalagens e PDV; e Programação Visual, Sinalização e Wayfinding.  O escritório recebeu duas menções honrosas pelo Prêmio Bornancini, em 2012 e 2016, e o 1º lugar no mesmo prêmio, em 2018, além de receber o Prêmio House & Gift de Design, em 2011. 

Entre os clientes do escritório estão: Tramontina, Jackwal, Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, Doracorp e Kuka. Com a Tramontina, Beatris sempre teve laços estreitos, especialmente por seu pai, Ruy Scomazzon, ter sido um dos sócios logo no início da marca. Beatris Scomazzon realizou estudos e desenvolveu a padronização de embalagens para a marca, além de ter sido responsável por projetar famílias completas de produtos, bem como produtos isolados. A gama de projetos envolveu uma linha de interruptores, instrumentos e ferramentas de jardinagem, utensílios de mesa e talheres de aço inox, além de móveis infantis. Ainda na Tramontina, Scomazzon desenvolveu uma linha de produtos que misturavam madeira maciça (curupixá), metal e plásticos. A ZON Design ainda desenvolve muitos produtos para a Tramontina, desde mobiliário em madeira até vasos ornamentais. Em 2022, a ZON desenvolveu um troféu em madeira Muiracatiara certificada para a Forest Stewardship Council, que foi produzido pela Tramontina Belém. Em todos os projetos de design de produtos para grandes empresas, Beatris Scomazzon era incumbida de desenvolver  identidade visual, embalagens e materiais para os pontos de venda, serviços que se mantêm parte dos trabalhos desenvolvidos pela ZON Design até hoje. 

Outro projeto relevante, desenvolvido pela empresa de Beatris Scomazzon, foi o projeto de sinalização do Centro Educacional Ivo Tramontina, localizado na cidade de Carlos Barbosa, Rio Grande do Sul. Esse projeto incluiu  intervenções arquitetônicas a fim de adequar o espaço de pavilhões industriais para a nova função enquanto um local que oferta cursos e treinamentos para os colaboradores da Tramontina. O espaço físico do centro contempla salas de aula e estudos, biblioteca, academia, cafeteria, área de estar, e auditórios, que foram divididos em 4 áreas: Ensino, Bem-estar, Gestão e Serviços e Auditório, sendo que cada área é sinalizada pelas cores laranja, amarelo, azul e preto, respectivamente. O projeto foi norteado por 3 diretrizes:

  1. Valorização da arquitetura para promover harmonia em relação aos diferentes espaços;
  2. Estudo e orientação dos fluxos diários no local, visando serviços e atividades realizadas;
  3. Equilíbrio na composição dos elementos para orientar tanto atividades do meio comunitário como do meio institucional.

Como um todo, a programação visual valoriza os espaços arquitetônicos, promovendo uma união clara entre a sinalização e espaço físico.

Outro projeto é o da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, que consistiu na elaboração de um projeto de wayfinding para todo o complexo. Segundo a própria empresa, esse projeto levou mais de um ano para ser finalizado, considerando etapas de estudo, desenvolvimento e aplicação. No site da empresa é especialmente citado a sinalização aplicada no hospital São José, já que foi o primeiro a receber a nova sinalização. Esse projeto teve uma larga fase de estudo de tipologias, que incluíram placas, elementos gráficos e escolha de fontes ideais para mostrar as informações e guiar os usuários com segurança.

Além de projetos para empresas, a ZON também concebeu um projeto voluntário, o ZON | COMUNIDADE, que reúne a capacidade criativa da equipe para colaborar com instituições com perfil assistencial, com o objetivo de desenvolver atividades que se encaixem em uma concepção de humanização e consciência social.

Nesse sentido, em 2016, novamente, a Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre convidou a ZON para contribuir num projeto de voluntariado com o objetivo de promover uma melhor qualidade de vida dos colaboradores. O projeto seguiu de maneira colaborativa, seguindo a metodologia de Design Thinking, considerando a participação dos usuários nas soluções de design, e teve vários desdobramentos. O primeiro foi o espaço do refeitório da Santa Casa, o segundo foi a revitalização do Pátio Central, assim como as Salas do Conforto, presentes em cada hospital do Complexo Santa Casa.

Por fim, a página do Instagram da ZON Design é muito ativa, publicando de forma recorrente conteúdos sobre Design, desde temas de sustentabilidade até formas de agregar valor às marcas. A empresa valoriza projetos sociais e divulgou, principalmente durante o período da pandemia da COVID-19, diversas entidades com relevância social. Além disso, a empresa divulga rotineiramente trabalhos de diversos designers e soluções que possam vir a inspirar os seguidores, mesmo não sendo designers ligados à empresa, o que chama a atenção em um mundo em que a competição entre profissionais da mesma área é recorrente.

Referências

ZON Design. Disponível em: https://www.instagram.com/zondesignpoa/. Acesso em: 20 nov. 2022.

SINALIZAÇÃO de Centro Educacional. Disponível em: https://www.zondesign.com.br/br/sinalizacao-de-centro-educacional. Acesso em: 20 nov. 2022.

SINALIZAÇÃO do Hospital São José. Disponível em: https://www.zondesign.com.br/br/sinalizacao-do-hospital-sao-jose. Acesso em: 20 nov. 2022.

LEON, Ethel. Beatris Scomazzon. In: LEON, Ethel. Design Brasileiro: quem fez, quem faz. Rio de Janeiro: Senac Rio, 2005. p. 34-34.

CRESTO, Lindsay Jemima. A invisibilidade das mulheres no design. Acesso em: 24 nov. 2022.

LIMA, Rafael Leite Efrem de. Designers mulheres na História do Design Gráfico: o problema da falta de representatividade profissional feminina nos registros bibliográficos. In: SIMPÓSIO DE HISTÓRIA NACIONAL, 29., 2017, Brasília. Artigo. Brasília: Unb, 2017. p. 1-16. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/320078659_Designers_mulheres_na_Historia_do_Design_Grafico_o_problema_da_falta_de_representatividade_profissional_feminina_nos_registros_bibliograficos. Acesso em: 24 nov. 2022.

Conteúdo produzido por estudantes Eyshila Giovanna Röper Pescini (@eyshilaroper), Marcos Alex Ortiz Vieira  (@marcos_lex1), Matheus Kleves Caetano Gonçalves (@okleves) para a atividade "As mulheres na história do design" realizada na disciplina Teoria do Design 2 (Curso de Bacharelado em Design), no segundo semestre de 2022, sob orientação da profa. Lindsay Cresto

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