Claudia Moreira Salles

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Claudia Moreira Salles, designer e decoradora, nasceu em 1955 no Rio de Janeiro. Formou-se em Desenho Industrial pela ESDI (Escola Superior de Desenho Industrial), instituição integrante da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Seu primeiro contato com o mobiliário foi quando ela começou a trabalhar como estagiária no Museu de Arte Moderna, no Rio de Janeiro. Em seguida, Claudia se mudou para São Paulo, para trabalhar em uma indústria de móveis, chamada ESCRIBA, e simultaneamente, investir em seus projetos autorais, focando em trabalhos artesanais e principalmente no uso da madeira. 

Em 1980, a designer teve seu trabalho reconhecido pela empresa Nanni Movelaria, que era pioneira em divulgar designers independentes. Neste período as principais peças de Claudia começaram a ser divulgadas e desenvolveu parcerias marcantes com Casa 21, Dpot, Bertolucci, Firma Casa, St.James, Lumini e  Etel Carmona, que era especializada em madeira e em recuperar técnicas tradicionais de marcenaria. Participou de diversas exposições  internacionais e nacionais que unem design e arte, além da criação de peças para indústria moveleira da região sul, e séries produzidas e comercializadas para a Tok Stok. Após grande reconhecimento, ela é representada fora do Brasil pela Galeria Espasso, com sede localizada em Nova Iorque. 

A produção de Claudia é extensa e cabe observar que desde cedo teve apoio de seus familiares, tendo uma trajetória notória a partir dos projetos desenvolvidos em seu período de estudos. Uma curiosidade é que em seu projeto de conclusão de curso, Claudia desenvolveu uma estante para bibliotecas públicas, que possibilitaria a exposição de livros a mais de 90°, permitindo a visualização de lombadas e até mesmo a capa. Mais tarde, a estante desenvolvida pela designer foi utilizada na biblioteca da ESDI.

Entre as décadas de 1980 e 1990, Claudia  desenvolveu seus principais projetos pessoais usando madeira e afirmou que preferia trabalhar com este material pela facilidade de oferta e possibilidades. A partir deste encontro com a madeira, ela desenvolveu produções memoráveis: CANGURU (1983), a mesa minimalista que possui presas ao tampo e uma caixa retangular para livros e papéis sendo ergonômica e funcional; NÔMADE (1993), um carrinho de chá que possui estrutura pantográfica com encaixes e articulações, também funcional e minimalista; CANTANTE (2008), luminária direcionada para uma cúpula central de madeira cumaru destaca uma suavidade nos veios naturais do próprio material, evidenciando a “base natural da madeira”, um dos aspectos que a decoradora gosta de mostrar em seus trabalhos; PACMAN (2012), produzida com centro em base de folhas de madeira e tampo de concreto, possuindo rodízios que deixam a movimentação fácil, é funcional e minimalista; FM (2015), luminária integra a série Sintonia Fina, coleção  inteira feita de madeiras de demolição, cobre e nióbio (um metal raro). Salles tem diversos destaques, além desses citados nas imagens, como CUBO LIBRE (2005), que é uma mesa inspirada em muros vazados do mundo arquitetônico de Ricardo Legorreta; STANDY BY (2016), um mancebo feito de bloco de concreto e uma tábua de madeira maciça e ROLIMÃ (2021), carrinho de chá para a marca Riva. Grande parte das obras de Claudia possui um aspecto minimalista e funcional. 

A designer utiliza também  madeiras de demolição ou de manejo sustentável, e materiais como nióbio concreto, cobre e tecidos, pensando em um design mais cativante. A proposta de criação dos produtos, segundo a designer, é metódica, valorizando as etapas e os objetivos do projeto, fazendo que grande parte de seus projetos sejam sob encomenda, pensando na valorização de projetos artesanais.Em uma entrevista dada à Gazeta do Povo, Claudia enfatizou que “A madeira tem uma característica maravilhosa: você faz uma peça e, depois, faz a mesma peça, e cada uma é única. E a madeira é um material mais sustentável. Se ele é proveniente de um manejo sustentável ou de demolição, eu acho que é um caminho mais interessante”

Referências

MOREIRA, Claudia. Sobre. Claudia Moreira Salles. Disponível em: https://claudiamoreirasalles.com/sobre/ Acesso em: 20 out.2022

Claudia Moreira Salles.  WestWing. Disponível em: https://www.westwing.com.br/guiar/claudia-moreira-salles/  Acesso em: 20 out.2022

Claudia Moreira Salles. Italica Casa . Disponível em: https://www.italicacasa.com.br/designer/claudia-moreira-salles/ Acesso em: 20 out.2022

Abdala, Sharon. Exposição no MON apresenta resgato do trabalho da designer Cláudia Moreira Salles. Gazeta do Povo, 2021. Disponível em: https://www.gazetadopovo.com.br/haus/design/exposicao-mon-apresenta-resgate-trabalho-designer-claudia-moreira-salles/ Acesso em : 3 nov. 2022

Fabro, Nathalia. O trabalho minimalista e atemporal de Claudia Moreira Salles. Casa e Jardim,2022. Disponível em : https://revistacasaejardim.globo.com/Casa-e-Jardim/Entrevistas/noticia/2022/02/o-trabalho-minimalista-e-atemporal-de-claudia-moreira-salles.html Acesso em: 3 nov. 2022

ALENCAR, Adailton Laporte de. A abordagem criativa do profissional de Design contemporâneo brasileiro segundo o modelo de perspectivas de sistemas de Mihaly Csikszentmihalyi. 2017. 
MAGRI, Paulo Henrique Gomes. A digitalização do design de mobiliário no Brasil: panorama e tendências. 2015. Dissertação (Mestrado em Tecnologia da Arquitetura) – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2015. doi:10.11606/D.16.2015.tde-15072015-131309. Acesso em: 2022-12-13.

Conteúdo produzido por estudantes Priscila Batistão (@priscilabatistão), Priscila Chiang (@prychyang), Samira Mohamed (@samirahaku), Vanessa Zem (@vaneeeer_)  para a atividade "As mulheres na história do design" realizada na disciplina Teoria do Design 2 (Curso de Bacharelado em Design), no segundo semestre de 2022, sob orientação da profa. Lindsay Cresto
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