Jaqueline Terpins

0 Compartilhamentos
0
0
0
0
0

Designer e artista plástica, Jacqueline Terpins é formada em Comunicação Visual pela Escola de Belas Artes da UFRJ. 

Em 1968, começou a estudar desenho com o artista plástico Lydio Bandeira de Mello, na capital fluminense. Entre 1969 e 1970, estudou no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM-RJ), com Lygia Pape, Anna Bella Geiger, Frederico de Morais e Ivan Serpa.

Terpins é conhecida pelo seu trabalho com vidro soprado e cristal, tendo estudado tais técnicas na Penland School of Art and Craft (EUA) e na Pilchulk Glass School (EUA). 

A artista Jacqueline Terpins tem o vidro e cristal como parte de seu trabalho criativo desde o começo de sua vida profissional, e tais técnicas são responsáveis pela sua trajetória de sucesso no mercado nacional. A estética minimalista combinada com uma busca em formas orgânicas contribuíram para seu reconhecimento com o trabalho em madeira, corian ou metais.

Na década de 1990, fez as primeiras experimentações com madeira. Foi quando desenvolveu as linhas de mobiliário Gazela (1992) e Sutra (1996). A partir de 2009, retomou e aprofundou o trabalho, lançando novas linhas, como a Copacabana (2010), que celebra um dos ícones do Rio de Janeiro: as calçadas de Copacabana, e a coleção de estantes Sessenta (2014), inspirada na estética da década de 1960.

Como designer, Jacqueline firmou parcerias com marcas de extrema importância, como TokStok, Móveis Teperman, Casa 21, Fima Casa, entre outros. Assim como desenvolveu uma linha de objetos funcionais em aço inox e prata para a Indústria Riva, Brasil, e uma linha de frascos de perfume para a indústria Verreries Brosse, na França. 

No ano de 2001, Terpins inaugura o Estúdio Jacqueline Terpins, localizado na cidade de São Paulo,aberto ao público, onde são apresentadas peças autorais, limitadas ou peças únicas.

Impulsionada pela vontade de explorar as múltiplas potencialidades do cristal, construiu uma reconhecida trajetória, transitando com desenvoltura entre o terreno artístico e a produção de objetos utilitários e mobiliários. Jacqueline Terpins tornou- se um dos nomes mais importantes do design contemporâneo brasileiro. Ao definir seu trabalho, costuma dizer que procura usar sua liberdade de criação para pesquisar diversas matérias-primas e suas diferentes formas de expressão.

A mesa sussurro, produzida em 2021, é um móvel esculpido em madeira e, segundo Jacqueline, é feita para provocar a sensação de uma gota d’água reverberando pela extensão do móvel. Este mobiliário é capaz de causar uma sensação de movimento, parece que o objeto está prestes a se mover. É muito interessante o modo como consegue transmitir uma sensação de que a mesa está prestes a transbordar e ao mesmo tempo o sentimento de calmaria que é uma única gota reverberando pela superfície, de forma tão organizada e suave.

A mesa de centro litoral tampo d’água, foi produzida em 2022 e, segundo Terpins a sinuosidade no desenho foi inspirada nos pilares modernistas comumente vistos nas regiões litorâneas. Apoiado nas bases dispostas organicamente, o tampo cria a impressão de uma linha, que está associada à marca que as ondas imprimem ao avançar na areia.

A poltrona Copacabana pertence a uma linha de mobiliários inspirados no Rio de Janeiro e tem um design que confere a sensação de ser contínuo, feito em uma só curva, que lembra a orla carioca. A designer tem como objetivo alinhar estética, funcionalidade e conforto. É um mobiliário que brinca com o contraste entre as formas geométricas e orgânicas, trazendo uma estrutura toda geométrica porém moldada em curvas.

Os vasos igapó, criados no ano de 2020, são feitos de cristal soprado e inspirados na vegetação de mesmo nome. O bioma em que está localizado é caracterizado por terras planas ao longo do Rio Negro, que são periodicamente inundadas. Devido à carência de nutrientes na água e no solo que os compõem, as matas de igapó configuram-se como ambientes extremamente frágeis. O vaso Igapó, seria a representação de um corpo intacto que se quebra e rasga, trazendo para o cristal a memória dos troncos que sofrem com a ação da água e a escassez natural dos terrenos arenosos, alagados. Um registro do baixo grau de resiliência desse bioma.

Referências

Terpins, Jacqueline. Sobre Jacqueline Terpins. Jacqueline Terpins Design, 2022. Disponível em: <https://www.terpins.com/sobre-jacqueline-terpins/> Acesso em: 16 nov. 2022.

Jacqueline Terpins. HomeDesign, 2020. Disponível em: <https://www.homedesign.com.br/designers/jacqueline-terpins/> Acesso em: 16 nov. 2022.

Meireles, Cláudia. “Estou sempre um pouco subversiva”, diz a designer Jacqueline Terpins. Metrópoles, 2019. Disponível em: <https://www.metropoles.com/colunas/claudia-meireles/estou-sempre-um-pouco-subversiva-diz-a-designer-jacqueline-terpins> Acesso em 17 nov. 2022.

Poltrona Copacabana. Dpot. Disponível em: <https://dpot.com.br/poltrona-copacabana-dpot.html>. Acesso em: 20 nov. 2022.

Conteúdo produzido por estudantes Laura Nalio Costa (@lola.nalio), Natália Borges Duran (@nataliaxduran), Luana Oliveira @fluffy_luh), Luã Picanço (@lua_picanco) para a atividade "As mulheres na história do design" realizada na disciplina Teoria do Design 2 (Curso de Bacharelado em Design), no segundo semestre de 2022, sob orientação da profa. Lindsay Cresto
Você também pode gostar