Eliseu Visconti

0 Compartilhamentos
0
0
0
0
0

Série design brasileiro

Por Lindsay Cresto, Bárbara Brogim Pinheiro (@bahbrogim), Vanessa Zem Messias (@vaneeeer_), Emanoelly Maidell de Souza (@manumaidell), Thayla Milla (http.thaylamilla)

Eliseu Visconti nasceu em 30 de julho de 1866 na Itália, na província de Salerno. Chegou ao Brasil em 1873, com 7 anos de idade em Guararema-SP. Eliseu Visconti iniciou seus estudos nos Liceus de Artes e Ofícios do Rio de Janeiro e em 1885 ingressou na Imperial Academia de Belas Artes do Rio de Janeiro. Visconti frequentou também a Escola Guérin de Artes Decorativas, entre 1895 e 1897, onde estudou com o designer Eugene Grasset. Após concluir os estudos, Visconti recebeu prêmios e reconhecimentos por sua formação artística, o que posteriormente colaborou com a sua formação como um dos primeiros designers brasileiros. As influências europeias marcaram suas obras de artes visuais, estudos gráficos e produtos, que tinham um traço marcante.

Desenvolveu trabalhos gráficos a partir de 1896. Visconti realizou uma exposição no Rio de Janeiro em 1901 seguindo os princípios da Art Nouveau, com o objetivo de divulgar o potencial das artes decorativas para as recentes indústrias do país. Visconti cria para a fábrica de cerâmica e vidro de Américo Ludolf cerâmicas e vasos decorados com elementos da flora brasileira e figuras femininas, após o primeiro contato com o industrial na exposição de 1901.

Entre seus principais trabalhos como designer está o cartaz da Companhia Antarctica, no qual pode-se observar um padrão de como Eliseu trabalhava, trazendo uma diversidade de soluções extremamente originais, com padrões assimétricos, elementos florais e formas orgânicas. Os cartazes e artes gráficas são os novos veículos de comunicação no século XIX, em especial o cartaz comercial litográfico. A figura feminina, uma constante em toda obra de Visconti, nunca é representada por ele como débil ou oprimida; ao contrário, é sempre segura de si e consciente do seu poder. Seu tratamento cromático coloca o projeto em um novo patamar de originalidade e ousadia.

Desenha o ex-libris e o emblema para a Biblioteca Nacional, um dos primeiros trabalhos de identidade visual brasileira. Desenvolveu uma série filatélica para os Correios em 1904, mas não foi impressa.Visconti é autor de peças de decoração para o Theatro Municipal do Rio de Janeiro e para a Biblioteca Nacional. Faleceu em 1944 no Rio de Janeiro deixando um importante legado como designer e artista.

Referências

CARDOSO, Rafael. Uma introdução à história do design. 2. ed. São Paulo: Edgard Blücher, 2004.

LEON, Ethel. Design Brasileiro: quem fez, quem faz. Rio de Janeiro: Senac Rio, 2005.

Você também pode gostar