Giulia Fagundes

0 Compartilhamentos
0
0
0
0
0

Mulher, negra e designer, Giulia Fagundes é uma jovem de 23 anos, formada em design gráfico pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, em 2019. Desde criança, gostava de desenhar e queria trabalhar como artista, mas sempre ouvia a máxima “artista não ganha dinheiro, precisa trabalhar com alguma coisa que dê dinheiro”. Ela também ouvia que pessoas criativas trabalhavam com publicidade, e assim teve uma inclinação para a área, ainda desconhecendo a profissão designer.

Foi durante seu Ensino Médio, fazendo um curso técnico de comunicação visual, que Giulia descobriu o que era design. Seu interesse sobre a área a levou a fazer um curso de graduação em design. Seu TCC, um de seus trabalhos favoritos até hoje, aborda o “enegrecimento” das mulheres, ou seja, o autorreconhecimento enquanto pessoa negra – um tema que despertou sua atenção durante seu tempo de acadêmica, quando se percebeu como mulher preta. O TCC consiste em impressos com a transcrição de 12 entrevistas realizadas com mulheres pretas, cada edição trazendo uma entrevistada. Os impressos são em formato de livretos e têm uma cinta que se transforma em cartaz, e quando unidos, formam uma figura maior.

Mesmo tendo poucos anos de carreira, já conquistou seus feitos, tais como um prêmio no Latin American Design Festival 2020 como “Young Talent” (Peru), além de ter sido sócia e designer no estúdio Daó entre os anos de 2017 e 2021. Atualmente, Giulia é uma designer independente, atuando também como colaboradora e diretora do coletivo “Designers Negres no Brasil”, uma iniciativa para catalogar, fortalecer e dar visibilidade às produções realizadas por criatives negres.

Apesar da sua dedicação e comprometimento, Giulia afirmou em entrevista que por ser mulher, negra e ter pouca idade, por vezes, pessoas duvidaram de sua capacidade de criação. Giulia tem atuado, sobretudo, na criação de ilustrações e de marca e identidade visual. Seu principal interesse é abordar questões políticas por meio de seus projetos e reflexões, visando um design mais heterogêneo. Ela acredita que o design é uma ferramenta e uma forma de comunicação, e por isso o profissional precisa pensar e ter voz para questionar ações e fatos que não parecem certos e perguntar se determinadas situações precisam continuar sendo replicadas. Giulia declarou ainda que o design tem sim influência nas lutas sociais, sendo uma ferramenta para a disseminação da informação e da opinião.

Referências

CVDCONVIDA. Giulia Fagundes: trajetória, projetos e dicas valiosas. [S. l.], 2021. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=NraprrwDz3A&ab_channel=CVD vive. Acesso em: 2 nov. 2021.
DESIGNER DIGITAL PARA NEGRXS. Giulia Fagundes: Designer Gráfico , Pleno. [S. l.], 2019. Disponível em: https://designersnegresnobrasil.com.br/perfis/giulia-fagundes/. Acesso em: 2 nov. 2021.
Linkedin. Giulia Fagundes. Disponível em: <https://www.linkedin.com/in/ giuliafagundes/>. Acesso em: 04.10.21.

Conteúdo: Gabriela Reway (@gabreway), Louise Carvalho (louizrib), Nicole Sereneski (@nick_sereneski) e Ricardo Branger (@regardu)
Disciplina: História das Artes Gráficas
Docente: Maureen Schaefer França
Você também pode gostar