Horácio Añón (1940-), designer gráfico uruguaio

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Horácio Añón nasceu em 1940 em Montevidéu. Ele estudou desenho e escultura na Oficina Fernández Tuduri e também começou a cursar arquitetura. Horácio trabalhou como desenhista e modelista e foi cofundador da Editorial Banda Oriental (1961). Ele projetou e construiu as dependências da livraria da Faculdade de Medicina (1967), da livraria da Fundação Universitária de Cultura (1968) e da Editorial Tierra Nueva (1970). Após abandonar a arquitetura, ele passou a criar esculturas, tendo atuado também como fotógrafo, cartunista, modelista e produtor audiovisual, encontrando no design gráfico, a combinação entre ser artista e “ganhar algum dinheiro”. Em 1966, Horácio recebeu seu primeiro pagamento como designer gráfico, momento que considera o início da sua carreira.

Com o boom editorial no Uruguai sessentista, ele teve algumas oportunidades de trabalho, produzindo banners, capas de revistas e de livros. Em 1966, ele produziu capas para as revistas Tauro e Nuevo Mundo e a partir de 1969 dirigiu a criação das coleções de fascículos como “Nuestra Tierra”, “100 Anõs de Fútbol” e “Los Departamentos”. Horacio também atuou como fotógrafo nas revistas “Holando” (1969) e “Arroz” (1970) dentre tantos outros periódicos. Foi responsável pela organização e realização do evento Andares del Humor, organizado para comemorar os 40 anos do humor gráfico no Uruguai, no qual participaram 60 artistas nacionais com mais de 800 obras.

Em 2017, Horácio ganhou uma exposição intitulada “Añón – Un Diseñador En Su Tiempo”, um grande trabalho de pesquisa sobre a sua obra, que ficou exposta no Museu Nacional de Artes Visuais, feito que considera o maior reconhecimento que já recebeu. Expôs seu trabalho em vários lugares do mundo, incluindo a Bienal de Design Gráfico de Brno (República Tcheca) em 1974. Ele também recebeu algumas premiações: Prêmio Morosoli de Design Gráfico (1997) e o prêmio “Câmara de Senadores” de Escultura no XXX Salão Nacional de Artes Plásticas (1966).

Horácio também dá um recado às novas gerações: que ninguém se limite à tela do computador e que se valorize a experimentação, as materialidades, as “manualidades”.  Que o espírito crítico, a curiosidade e a liberdade sejam presentes nas práticas de design.

REFERÊNCIAS

Añón – Un Diseñador en su Tiempo – Museu Nacional de Artes Visuales – 2017

https://www.experimenta.es/noticias/grafica-y-comunicacion/maestros-del-diseno-en america-latina-horacio-anon-uruguay/

https://www.tranvias.uy/agenda/galerias/item/anon-un-disenador-en-su-tiempo.html

https://www.experimenta.es/noticias/grafica-y-comunicacion/maestros-del-diseno-en america-latina-horacio-anon-uruguay/

Conteúdo produzido pelo estudante Marcos Paulo de Lima para a atividade "Design Gráfico na América Latina", realizada na disciplina de Teoria & História do Design 2 (Curso de Tecnologia em Design Gráfico), no primeiro semestre de 2021, sob orientação da profa. Maureen Schaefer França
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