Mulheres na Tipografia: Edna Beilenson (EUA, 1909-1981)

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BREVE BIOGRAFIA

Edna Rudolph nasceu no dia 16 de junho de 1909, na cidade de Nova York. Ela era filha do artista John e de Anna Beilenson Rudolph. No ano de 1928, Edna se formou em jornalismo pelo Hunter College. Em 1930, ela se casou com seu primo Peter Beilenson, que havia fundado a Pauper Press em 1928, uma pequena empresa que realizava a impressão de livros. Mais tarde, Edna passou a trabalhar no negócio de impressão juntamente com seu marido. Edna faleceu em 1981 na cidade de Nova York, aos 72 anos.

CARREIRA

Em 1932, quando Edna ingressou na Pauper Press, aprendeu contabilidade e composição. Ela desenvolveu uma excelente noção de design gráfico e de composição cromática, com isso seu trabalho contribuiu muito com as produções da empresa, chegando a se tornar marca registrada das publicações de Peter Pauper.

Beilenson também levava jeito para os negócios e introduziu o conceito de livros de bolso. Ela editou uma série de pequenos livros de receita que fizeram sucesso na época. Importante ressaltar que uma das visões que a empresa tinha era a de imprimir livros que fossem de uma qualidade tão impressionante quanto os artesanais e que tivessem preços bem acessíveis. 

Beilenson também liderou um grupo de mulheres (The Distaff Side), que em resposta à organização dos Tipógrafos (The Typophiles), participaram de diversas formas na produção de livros. Naquela época, a organização de tipografia sediada em Nova York não permitia a participação de mulheres. A primeira produção formal do grupo que Edna liderou, foi um trabalho feminista intitulado Bookmaking on the Distaff Side,que foi publicado na intenção de divulgar o trabalho gráfico realizado por mulheres. O grupo publicou diversas obras que abordavam temas como a participação de mulheres na imprensa e na produção de livros.

Em uma dessas publicações, no ano de 1950, Edna fez uma introdução na qual descreve o grupo de forma satírica, como sendo uma organização de mulheres “frouxamente” unidas que foram recrutadas por gráficas, editoras, estúdios e outros “esconderijos” para amantes de artes gráficas e que nasceu da indignação da insuficiência do reconhecimento da participação das mulheres na história da impressão.

Durante os anos de 1958 a 1960, Edna atuou como sendo a primeira mulher presidente do Instituto Americano de Artes Gráficas (AIGA). Ela também esteve entre as primeiras mulheres eleitas para o Groiler Club, uma sociedade de bibliófilos de NY; fez parte da Royal Society of Arts e foi presidente da Sociedade Goudy. Em 1968, Edna foi citada como mulher de destaque nos negócios do ano e em 1973, foi eleita para o Hall da Fama do Hunter College Alumnae, onde havia se formado. Também recebeu o Prêmio Goudy por excelência em tipografia.

LIVROS COMPILADOS

O trabalho de Edna na Pauper Press gerou livros de qualidade e preço acessível.

Em 1949, ela criou a Peter Pauper Press Gift Editions. Os livros tinham formato 11,5x19cm com capa no estilo de papel de parede. Cada exemplar possuía uma característica especial, como a impressão em duas/três cores, capa e papel artesanal. Como proprietária e publisher da Peter Pauper Press, além de pesquisadora em tipografia e artes gráficas, Edna foi responsável pela compilação de vários livros em colaboração com ilustradoras. O resultado foi uma série de livros de receitas, entre outros temas, com uma linha estética decorativa fortemente marcada por padrões de estilo “estamparia”, cores vivas, ilustrações de objetos, animais e figuras humanas estilizadas, além de tipografias elaboradas, que remetem a uma ideia artesanal e lúdica das obras, como se cada livro fosse individualmente ilustrado e escrito à mão. A seguir, alguns exemplos dessas publicações.

Livro Simple Italian Cookery (1959) com ilustrações de Vee Guthrie.
Livro Simple Oriental Cookery (1958) com ilustrações de Vee Guthrie.

Essa série apresenta receitas típicas de culturas diversas como a culinária italiana, oriental e outras. As capas dessa série possuem o título sempre no mesmo lugar e divisões horizontais que unem a coleção, onde cada livro da série se distingue apenas pelas cores e elementos aplicados. Já em 1960, as divisões horizontais passaram a ser distribuídas de modo mais aleatório. As ilustrações no estilo de xilogravura remetem aos ingredientes utilizados nas receitas selecionadas para o livro. Ainda na capa, há a repetição de elementos visuais criando uma certa padronagem. O livro também é marcado pela utilização de cores vibrantes em todas suas ilustrações. 

Quantos aos tipos que compõem o miolo do livro, foi utilizado Lynotipe Baskerville para o corpo de texto, Hobo para os títulos das receitas e a numeração das páginas e Lydian para alguns títulos. Quanto à parte externa, foi utilizado um estilo de fonte inspirada em Neuland de Rudolf Koch.

Hot Drinks for Frosty Weather (1953) com ilustrações de Vee Guthrie.
The Merrie Christmas Cook Book (1955) com ilustrações de Vee Guthrie.
The Melting Pot: a Cookbook of All Nations (1958) com ilustrações de Vee Guthrie.

Essa série de livros, publicados em diferentes anos, trazem ilustrações da estadunidense Vee Guthrie com ricas ilustrações de formas humanas, animais, objetos de cozinha, plantas e outros elementos decorativos estilizados, no estilo de xilogravura, semelhante as ilustrações da série Simple Cooking. No entanto, nesses exemplos temos padrões mais elaborados e espelhados, porém nem sempre simétricos. As cores são vivas principalmente quentes (destaque para o vermelho), em contraste com cores frias (azul, branco), e a cor preta e outras tonalidades escuras. Há, no máximo, 4 cores nas composições, à exceção do texto. Quanto à tipografia utilizada, há versões em tipos cursivos, serifados, sempre numa linha elaborada e rica em detalhes. Todas as composições tem um eixo centralizado entre o texto e as ilustrações.

SÉRIE ABC

Essa sub-série dos anos 50, apresenta um compilado de receitas distribuídas em ordem alfabética. As capas apresentam padrões em estilo de papel de parede utilizando três cores e o título emoldurado utilizando a cor secundária da ilustração padronizada. Também na capa, alguns livros utilizam o “ABC” escrito à mão e a fonte Beton Medium Condensed para complementação, enquanto em outros, foi escolhido Brush Script para o “ABC” e Lydian como fonte complementar. Já no miolo do livro, Cairo aparece como o tipo de letra usado para títulos de receitas junto com Linotype Baskerville para o texto. No início de cada receita há uma letra do alfabeto escrita à mão juntamente a uma ilustração e um pequeno verso.

ABC of Canapés (1953) e ABC of Cookies (1961).
Detalhes de páginas do miolo dos livros.

BOOKMAKING ON THE DISTAFF SIDE (1937)

A primeira produção do coletivo foi o livro Bookmaking on the Distaff Side (A produção de livros pelo lado não masculino), publicado em 1937 na cidade de São Francisco e em tiragem limitada (100 cópias). Um livro produzido por, para e sobre mulheres, com 31 participantes, onde cada uma deixou sua assinatura apenas pela sua forma de composição, pois não apresenta sumário, índice ou lista de colaboradoras. Seu conteúdo fala quase exclusivamente sobre a história das mulheres na indústria gráfica na Europa e nos Estados Unidos, com artigos, poemas e homenagens majoritariamente bem-humoradas.

O livro, de caráter experimental, foi criado a partir da reunião de vários fascículos impressos por meio de técnicas variadas e em diversos tipos de papel, sendo compostos por diferentes cores e tipografias (WALKUP, 2021). Atualmente, o livro tem sido utilizado para traçar histórias de mulheres envolvidas com tipografia e impressão de livros (PAIM, 2021). Entre algumas mulheres que atuaram na organização, na escrita, no design e na produção do livro, podemos citar – além de Edna Beilenson – Evelyn Harter, Beatrice Warde, Ruth Shepard Grannis, Edna Rushmore, Margerite Swanton, Jane Grabhorn, M. E. Stewart (encadernação), Delight Rushmore (folhas de guarda), Anne Lyon Haight, Anne Heyneman (ilustração), Lucina Wakefield (gravurista) etc. (WALKUP, 2021).

REFERÊNCIAS

MUJERES Y TIPOGRAFÍA: ANÓNIMAS CON NOMBRE. Usandizaga Diseño, 2018. Disponível em:<https://www.usandizaga.com/design/mujeres-y-tipografia/> Acesso em 05 Set. 2022.

EDNA BEILENSON, 71, GRAPHIC ARTS EXPERT AND BOOK PUBLISHER. The New York Times, 1981. Disponível em: <https://www.nytimes.com/1981/03/04/obituaries/edna-beilenson-71-graphic-arts-expert-and-book-publisher.html> Acesso em 05 Set. 2022.

Edna Beilenson and The Distaff Side. Special Collections Blog, 2022. Disponível em: <https://scblog.lib.byu.edu/2022/03/08/edna-beilenson-and-the-distaff-side/> Acesso em 05 Set. 2022.

HOLIDAY PARTY CASSEROLES. Book of the Week. Disponível em: <https://blog.lib.utah.edu/book-of-the-week-holiday-party-casseroles/> Acesso em 05 Set. 2022.

Edna Beilenson (1910–1981). LibraryThing. Disponível em: <https://www.librarything.com/author/beilensonedna> Acesso em 05 Set. 2022.

Typophiles, Inc. records. THE NEW YORK PUBLIC LIBRARY

ARCHIVES & MANUSCRIPTS, 2011. Disponível em: <https://archives.nypl.org/mss/3628> Acesso em 05 Set. 2022.

Bookmaking on the Distaff Side. Adventures in Book Collecting, 2015. Disponível em: <https://librarianofbabel.wordpress.com/2015/02/19/bookmaking-on-the-distaff-side/> Acesso em 05 Set. 2022.

Fine printing. National Library of New Zealand. Disponível em: <https://natlib.govt.nz/researchers/guides/fine-printing#what-is-fine-printing> Acesso em 05 Set. 2022.

Holiday Cookbookery. Letterology, 2013. Disponível em: <http://www.letterology.com/2013/12/holiday-cookbookery_5492.html> Acesso em 05 Set. 2022.

WALKUP, Kathleen. O livro como uma festa americana: Edna Beilenson, Jane Grabhorn & as publicações da Distaff Side. In: FANNI, Maryam; FLODMARK, Matilda; KAAMAN, Sara. Inimigas naturais dos livros: uma história conturbada das mulheres na impressão e na tipografia. São Paulo: Clube do Livro do Design, 2022.

PAIM, Nina. Prefácio à edição brasileira. In: FANNI, Maryam; FLODMARK, Matilda; KAAMAN, Sara. Inimigas naturais dos livros: uma história conturbada das mulheres na impressão e na tipografia. São Paulo: Clube do Livro do Design, 2022.

Texto: Mirna, André e Mateus (com algumas colaborações de Maureen Schaefer França) para a disciplina de Teoria e História do Design 1 sob orientação da profa. Lindsay Cresto.
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