Rafael López Castro, designer gráfico mexicano

0 Compartilhamentos
0
0
0
0
0

Rafael López Castro é considerado um dos maiores nomes do design gráfico no México como também criador de uma vasta bagagem visual da cultura mexicana. Ele atuou, sobretudo, na produção de cartazes, conferindo-lhe um local de destaque. Como um apaixonado por desenho e fotografia, uniu isso ao seu conhecimento e apreço pela cultura e história mexicana, que se traduz nas cores, texturas, formas geométricas e nos temas abordados em suas obras.

Ele nasceu em 1946 na cidade de Degollado, mas aos quatro anos de idade se mudou para a Cidade do México, onde permanece até hoje. Com formação na Escola Nacional de Artes Gráficas, iniciou a carreira como assistente na Oficina de Design Gráfico e, a partir de 1969, trabalhou para revistas, agências de publicidade e gravadoras, produzindo capas de discos, cartazes e pôsteres de filmes, assim como capas de livros para a editora Editorial Joaquín Mortiz. Dezesseis anos depois, ele abriu a própria empresa, a Editorial El Ermitaño, junto com o escritor Felipe Garrido. Desde então, trabalha de maneira independente, colaborando com instituições culturais e políticas do México, além de atuar como designer e fotógrafo para a revista Voz y Voto.

Muitos dos elementos encontrados nos cartazes, capas de livros, revistas e outras obras gráficas de López Castro tratam-se de símbolos, expressões populares e aspectos de movimentos sociais da cultura mexicana, principalmente, do século XX. Além disso, López Castro busca trazer elementos que lembram sua infância e a cidade rural em que nasceu.

No anos 1970, o designer flertou abertamente com o design pop como pode ser visualizado em seus cartazes como Coronacion, Bellas Noches e Zona Roja.

Em entrevista para a revista espanhola de design Experimenta (2021), López Castro diz acreditar que a essência do design está na arte, no autor da obra e na emoção que ele consegue expressar ao produzir uma peça, e não no formato em que é produzida, seja ela digital ou manual.

Por meio do desenho gráfico, ele busca materializar seu olhar humorístico, crítico, popular e religioso. Um exemplo é a produção da capa do seu livro “Vestida Del Sol”, publicado em 2007, que apresenta uma coleção de fotografias de pinturas de rua da Nossa Senhora de Guadalupe, a santa mais popular do México.

Diversos aspectos das produções de López Castro podem ser acessados no livro “Suave Trazo”, lançado em 2021, que reúne uma seleção das obras do designer, como forma de deixar um testemunho do seu legado visual. Além disso, para deixar o material ainda mais rico, o livro inclui depoimentos de artistas e críticos que contribuíram com a sua carreira.

REFERÊNCIAS

Maestros del Diseño en América Latina: Rafael López Castro (México). Experimenta, Madrid, 11 de ago. de 2021. Disponível em: <https://www.experimenta.es/noticias/grafica-y-comunicacion/maestros-del-diseno-e n-america-latina-rafael-lopez-castro-mexico/>. Acesso em: 10 de maio de 2022.

Una mujer inventó México y se llama Guadalupe. Artes de México en Línea, Cidade do México. Disponível em: <https://artesdemexico.com/una-mujer-invento-mexico-y-se-llama-guadalupe/>. Acesso em: 10 de maio de 2022.

Rafael López Castro: tlahcuilo contemporáneo. Confabulario, Cidade do México, 5 de fev. de 2022. Disponível em: <https://confabulario.eluniversal.com.mx/rafael-lopez-castro-tlahcuilo-contemporane o-suave-trazo-diseno-mexicano/>. Acesso em: 10 de maio de 2022.

El suave trazo de Rafael López Castro. Confabulario, Región Xalapa. Disponível em: <https://www.uv.mx/editorial/resenas/el-suave-trazo-de-rafael-lopez-castro/>. Acesso em: 10 de maio de 2022.

Conteúdo produzido pela estudante Anne Louise Böge (@anneisie) e pelo estudante Eduardo Borda Attie Vieira (@bordaeduardoo) para a atividade "Design Gráfico na América Latina" realizada na disciplina História das Artes Gráficas (Curso de Tecnologia em Design Gráfico), no primeiro semestre de 2021, sob orientação da profa. Maureen Schaefer França.
Você também pode gostar