Tsumori Chisato nasceu em Saitama, no Japão em 12 de novembro de 1954. Ela se formou em design de moda na Tokyo’s Bunka Fashion College. O interesse pela designer teve início com um livro sobre os estilistas de moda mais influentes do mundo, e não foi realmente uma surpresa descobrir que quase todos eram homens. Homens e sua influência, “normal”. A maioria das mulheres citadas eram europeias e eu conhecia seu legado. Descobri o nome de Tsumori Chisato durante a pesquisa para este trabalho, já que sou uma grande fã de mangá e cultura oriental.
Chisato tem um estilo próprio e característico, que é conhecido por suas peças quase sempre cobertas por estampas caprichosas (sejam impressas, bordadas ou com lantejoulas), com tecidos inovadores e luxuosos, bordados e apliques. A designer desenhou uma série de relógios para a Saiko em 2006, e desde então não parou mais. Todo ano tem uma coleção nova de relógios dela. Foi nessa experimentação que nasceu uma marca bem registrada dela: tsumori chisato cat watch. Ela foi reconhecida por ter alcançado o pico da sua carreira nos anos 1990, pelas cores, formas femininas e românticas que mudaram o street wear.
Na coleção de 2015 suas estampas inspiradas nas histórias em quadrinhos, pizzas e objetos voadores não identificados expressaram um outro ápice criativo.
Uma curiosidade sobre a vida e o trabalho de Tsumori Chisato: seu sonho era ser cartunista ou mangaká, mas achava que não tinha talento suficiente. A mãe então aconselhou a escolher uma profissão mais pragmática após a formatura. Seu estilo característico tornou-se mais expressivo quando lançou marca própria em 1990. Antes disso trabalhou com o designer japonês Issey Miyake como designer-chefe da linha de difusão esportiva da Issey Sports no final dos anos 1970 e 1980.
Tensionando estereótipos do que era o bom design da época, suas criações eram bem diferentes das peças estruturadas e técnicas produzidas por outros designers japoneses famosos do mesmo período, como Yohji Yamamoto, Rei Kawakubo da Comme Des Garcons.
Sua marca possui mais de 40 lojas e diversos prêmios ao redor do mundo. Chisato é uma das designers japonesas mais conhecidas dentro e fora do Japão. Os mecanismos de apagamento de sua produção estão em ação: ofuscada pelo trabalho de Issey Miyake, foi também este trabalho a forma de impulsionar a fama e o reconhecimento. Chisato afirma: “Prefiro o trabalho de seres humanos, não de máquinas. Eu faço todos os desenhos sozinha. Eu trabalho o dia todo, todos os dias, desenhando no meu caderno – não consigo parar!”
Texto: Ana Maria H. de Carvalho (@hoffemanna) Resultado do Minicurso "A (in)visibilidade das mulheres no design" ofertado pelas professoras Lindsay Cresto e Maureen Schaefer França em 2020.