Lucile Duff-Gordon

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série as mulheres na história do design

Lucile ou Lady Duff-Gordon, como ficou conhecida profissionalmente, é uma das mais influentes designers de moda britânica. Seu trabalho ampliou significativamente as concepções sobre vestimentas no final do século XIX e início do século XX. Como uma talentosa mulher de negócios, Lucile veio a se tornar a primeira designer britânica a alcançar reconhecimento internacional, e trouxe perspectivas totalmente inovadoras aos conceitos de alta costura e de relações públicas da indústria da moda.

Após a morte do pai, quando Lady Duff- Gordon tinha apenas dois anos de idade, sua mãe decidiu mudar para a fazenda dos pais em Guelph, Ontario, uma região remota do Canadá, para enfrentar o luto. Foi lá que Lucile manteve-se ocupada confeccionando roupas para suas bonecas. 

Aos 21 anos casou-se com James Stuart Wallace e teve uma filha, Esme. Conhecido pela fama de mulherengo e alcoólista, o casamento durou pouco e divorciaram-se em 1885. Sem dinheiro após o divórcio, ela começou a confeccionar roupas no apartamento da mãe e conseguiu manter sua família.

Lady Duff-Gordon realizava em sua casa o chamado “mannequin parade” (desfile de manequim) antes mesmo do termo se tornar amplamente reconhecido. Nesses eventos, importantes mulheres de Londres eram convidadas. O chá era servido e uma lista de modelos auxiliava a exibir suas próprias criações, por vezes até mesmo com músicas de corda.  Lady Duff-Gordon deu origem ao que conhecemos como desfile de moda. As roupas recebiam nomes exóticos e eloquentes, tais como “Give me your heart” (me dê o seu coração) e “The Sighing Sound of Lips Unsatisfied” (O som suspirante dos lábios insatisfeitos). Lucile foi a primeira designer de passarela, e suas estratégias para atrair vendas se mostraram inovadoras e perspicazes.

Em 1894, Duff-Gordon deu um grande salto com a criação da Maison Lucile (Casa Lucile), sua primeira loja. O investidor era Cosmo Duff-Gordon, que se tornou o segundo marido em 1900, garantindo status social e estabilidade financeira para Lucile. Em 1909, com apoio do marido, abriu outra loja em Nova York que se tornou um grande sucesso. Seus vestidos ficaram conhecidos como “money dresses” (vestidos de dinehiro), devido aos altos preços. Em 1911 abriu uma boutique em Paris e decidiu licenciar seu nome como linha prêt-à-porter, além de preocupações com a marca e divulgação.

As vendas cresciam a cada dia, e ela começou a viajar muito por diversas cidades famosas, como Paris, Londres e Nova York. Foi em uma dessas viagens que Lucile integrou também o Titanic, em 1912. Relatos contam que Lady Duff Gordon e o marido conseguiram fugir em um salva-vidas que comportava 40 pessoas, mas tinha apenas 12. O casal foi inocentado de subornar os membros para não salvar mais tripulantes. Lucile e o marido foram convocados para testemunhar sobre a tragédia em Londres, fato que atraiu muita audiência a seus vestidos.

O glamour feminino eduardiano de Lucile definiu a estética da época, com roupas repletas de babados, florais e cores adocicadas. Ela também era conhecida por seus designs românticos e femininos, muitas vezes representados em cascatas de chiffon diáfano, tufos de rendas leves e finas e sedas brilhantes em delicadas combinações de cores, especialmente tons pastéis. Roupas transparentes também eram incluídas em suas coleções, cada peça adornada com botões de rosas feitos à mão e laços de veludo. Ela sabia como costurar silhuetas para criar cinturas femininas, libertando-as do espartilho.

Lady Duff-Gordon acreditava que as mulheres deveriam ser vestidas de dentro para fora, o que explica o seu interesse na criação de lingeries. Ela foi a primeira a descartar os clássicos corsets e as pesadas roupas de baixo femininas, e substituí-las por lingeries transparentes, provocantes e projetadas para aumentar a sensualidade no vestir das mulheres. Ela também valorizou saias com fendas e decotes baixos. Suas peças traziam à tona a necessidade de expressão feminina, transbordando estilo, liberdade e o conceito de “sexy chique”.

De 1890 até o começo do século XX, a preocupação com a vestimenta era também muito relevante no âmbito cinematográfico. Muitas atrizes desse período começaram a adotar estratégias criativas para manter o padrão de vestimenta, uma vez que representavam uma forma de legitimar o seu poder de expressão. Tais estratégias iam desde projetar seus próprios vestidos até reformar vestidos antigos, com materiais mais baratos encontrados em lojas de departamento. Nesse contexto, Lady Duff-Gordon era uma das designers que fazia vestidos para atrizes com baixas condições financeiras, vendendo-os muito abaixo do preço de mercado. Como uma mulher de negócios talentosa, Lucile sabia que as atrizes que ela vestia chamariam a atenção das mulheres que poderiam, de fato, arcar com os custos dos seus vestidos.

A atriz Lilly Elsie com vestido de Lady Duff-Gordon.

O sucesso criativo de Lucile não foi um sucesso empresarial. Após a Primeira Guerra Mundial, o comércio em Paris e Londres já não era o mesmo, e o custo de vida havia aumentado. Duff-Gordon precisou vender as lojas de Paris e Londres, pois os vestidos que eram um sucesso na Belle Époque, já não se adequavam ao estilo de vida mais austero do pós-guerra, um dos motivos de sua falência em 1923. 

Lady Duff-Gordon morreu aos 71 anos devido a complicações decorrentes de câncer de mama e pneumonia. A tataraneta de Lucile há alguns anos ressuscitou a marca lendária como uma marca de lingerie de primeira linha. Cada peça é confeccionada exclusivamente à mão na Inglaterra, mantendo assim o alto padrão que Lady Duff- Gordon estabeleceu em suas criações.

Referências

FIELL, CHARLOTTE; FIELL, CLEMENTINE.  Women in Design: from Aino Aalto to Eva Zeisel. Inglaterra: Laurence King, 2019.

SCHWEITZER, Marlis Erica. BECOMING FASHIONABLE: ACTRESSES,  FASHION, AND THE DEVELOPMENT OF AMERICAN CONSUMER CULTURE,  1893-1919. Tese (Doutorado em filosofia). Graduate Centre for the Study of Drama  University of Toronto. Toronto, 2005.Disponível em:<https://cir.nii.ac.jp/crid/1140000797792466560>

Kalyani, Divya. Fashion History: Lady Duff Gordon. Medium. 02/11/2018. Disponível em: https://medium.com/@kalyanii8927/fashion-history-lady duff-gordon-c80db5a0aa0a.

Fashion Tours London. Kate Reily Bodices. Lucile, the firts international couturier. Data de publicação  não disponível. Disponível em: https://fashiontourslondon.co.uk/kate-reily-bodices/. 

Encyclopedia Titanica. Lady Duff-Gordon. Encyclopedia Titanica. Data de publicação  não disponível. Disponível em: https://www.encyclopedia-titanica.org/titanic-survivor/lady-duff-gordon.html.

Bigham, Randy Bryan; Leslie Midkiff DeBauche. “Lucy Duff-Gordon.” In Jane Gaines, Radha Vatsal, and Monica Dall’Asta, eds. Women Film Pioneers Project. New York, NY: Columbia University Libraries, 2013.  <https://doi.org/10.7916/d8-0azr-aq70>

Trabalho desenvolvido por Ana Laura Sotto, Caroline Kucla, Gabriela Amanda Mazorana, Giovanna Segalio Marangoni, Renata Papp estudantes do curso de Bacharelado em Design da UTFPR, na disciplina de Teoria do Design 1, com a colaboração e revisão de Lindsay Cresto. 
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