Repensando o conceito de design

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A história do design deve ampliar seu universo de investigação e entender o design não como restrito aos objetos industrializados, mas como constituidor principal da cultura material como um todo (SAFAR e DIAS, 2016). Excluir o artesanato da história do design é, com efeito, excluir da história do design muito do que as mulheres projetaram. Para boa parte das mulheres, modos artesanais de produção eram os únicos meios de produção disponíveis, visto que elas não tinham acesso às fábricas do novo sistema industrial nem à formação oferecida pelas novas escolas de design. Portanto, a atividade artesanal permitiu às mulheres a oportunidade de expressarem suas habilidades criativas e artísticas fora da profissão do design dominada por homens. Como um modo de produção, foi adaptado para o cenário doméstico, estando em concordância com as normativas tradicionais de gênero (BUCKLEY, 1989).

Portanto, é importante ampliar o escopo histórico de desenvolvimento do design, contemplando aquelas áreas do fazer artístico e/ou funcional marginalizadas porque executadas por um grupo social colocado à margem das grandes discussões conceituais. Além disso, ampliar os limites da História do Design de modo a incluir a produção artesanal é um recurso que não contempla apenas as mulheres. Considerar como produtos de design apenas objetos fabricados mediante processos mecânicos e de alta seriação é muito restritivo (SAFAR e DIAS, 2016). Pois, exclui dos relatos históricos, a produção daqueles países ou regiões que apesar de terem uma indústria pouco mecanizada desenvolveram ou estão desenvolvendo culturas de design muito sofisticadas. Este é o caso de muitos países latino-americanos ou asiáticos que chegaram tarde à industrialização e que incorporaram o design como fator modernização e melhoria da qualidade de sua produção artesanal (CAMPI, 2013).

Referências

  • BUCKLEY, Cheryl. Made in Patriarchy: toward a feminist analysis of women and design (1989).
  • CAMPI, Isabel. El sexo determina la historia? Las diseñadoras de producto: um estado de la cuestión (2010).
  • SAFAR, Giselle Hissa; DIAS, Maria Regina Alvares Correia. Estudos de gênero e seu impacto a história do design (2016).

Imagens:

  • Livro “UTFPR – uma história de 100 anos” (2009).
Texto: Maureen Schaefer França
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