A OSPAAAL (Organização de Solidariedade aos Povos da África, Ásia e América Latina) foi um movimento político constituído após a realização da primeira Conferência Tricontinental, realizada em janeiro de 1966 em Cuba. A Tricontinental foi uma conferência de movimentos revolucionários, anticolonias e de libertação da África, Ásia e América Latina. A Tricontinental – que teve como intuito unir países lesados politicamente, culturalmente e economicamente por políticas imperialistas, ditatoriais, coloniais e racistas – buscava construir um clima de paz como também alavancar o socialismo. A tentativa de unir esses países foi iniciada seis anos após a revolução que depôs o ditador cubano Fulgêncio Batista. Por conta disso, a OSPAAAL também foi uma celebração ao fim do regime autoritário que o país enfrentava.
Tricontinental também era o nome da revista da OSPAAAL, que passou a veicular artes gráficas emblemáticas que levavam a mensagem do socialismo anticolonial. As entrevistas com líderes de movimentos e intelectuais radicais, veiculados pela revista, “armaram” muitas pessoas para batalhas de ideias.
Sediado em Havana, a OSPAAAL contou com a participação de artistas de 82 países dos três continentes, que criaram diversos pôsteres em solidariedade à resistência e às lutas de países dos três continentes. Nos trabalhos articulados pela OSPAAAL, os artistas tinham como um dos objetivos principais demonstrar, através do design, aspectos culturais dos países em questão, que na maioria das vezes, não apareciam em produções hegemônicas. Ademais, por vezes, os cartazes eram escritos em vários idiomas a fim de ampliar o acesso a eles. A produção dos cartazes foi realizada entre as décadas de 60 e 80. Recentemente foi criado um site oficial da Conferência (www.ospaaal.com), possibilitando que as pessoas acessem as produções feitas nas décadas supracitadas.
A ilha de Cuba, apesar de sua localização isolada, produziu mais material gráfico em apoio aos povos oprimidos ao redor do mundo do que qualquer outra nação, o que foi também uma forma de revolução na arte e de extrema importância na história para a união de forças entre países fragilizados por guerras imperialistas, contribuindo para o registro de sua libertação, em alguns casos.
Afixados em paredes em todo o mundo, os cartazes possibilitaram que muitas pessoas desenvolvessem uma consciência maior a respeito das lutas de El Salvador, Zimbábue, Camboja entre outros países. Boa parte dos cartazes foi desenvolvida por designers cubanos e cubanas, no entanto, é difícil encontrar mais informações sobre eles. Ademais, a autoria de muitos dos cartazes produzidos via OSPAAAL é desconhecida.
REFERÊNCIAS
Stites-Mor, Jessica. “Rendering Armed Struggle: OSPAAAL, Cuban Poster Art, and South-South Solidarity at the United Nations.” Jahrbuch für Geschichte Lateinamerikas= Anuario de Historia de América Latina (JbLA) 56 (2019): 42-65.
CHECA, Natxo. Natxo Checa. Exposição Cuban Posters from OSPAAAL 1960–1980. 14 de julho a 23 setembro de 2017. Galeria Zé dos Bois, Lisboa, Portugal.
OSPAAAL. Organization of Solidarity of the People of Asia, Africa and Latin America. Disponível em: http://www.ospaaal.com/. Acesso em: 12 mai 2022.
UNIVERSITY, Simon Fraser. SFU Galleries. Cuban Art Posters: Gestures of Global Solidarity. Disponível em: https://www.sfu.ca/galleries/teck-gallery/past1/cuban-art-posters.html. Acesso em: 12 mai 2022.
PAIVA, Vitor. Cuba e o movimento de libertação africana se encontram na arte (2020), Disponível em <https://www.hypeness.com.br/2020/05/cuba-e-o-movimento-de-libertacao-africana-se-encontram-na-arte-entenda/>. Acesso em: 14 out 2022.
Conteúdo produzido pelas estudantes estudantes Alice Leal Franco (@alceleao), Liandra Rojas Palermo Oshiro (@heyliandra) e Quézia da Silva Camacho (quezia_camacho) para a atividade "Design Gráfico na América Latina" realizada na disciplina História das Artes Gráficas (Curso de Tecnologia em Design Gráfico), no primeiro semestre de 2021, sob orientação da profa. Maureen Schaefer França.